Morte de enfermeiro não foi por dengue hemorrágica, mas por chikungunya
Comprovação foi feita em exame pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) Cotidiano | Por F5 News 09/08/2023 12h56 - Atualizado em 09/08/2023 18h55 |Nesta quarta-feira (9), foi divulgado o resultado do exame de sorologia sobre a causa da morte do enfermeiro Fábio Divino, que morreu nessa segunda-feira (7).
Inicialmente, circulou a suspeita de dengue hemorrágica, mas o exame de sorologia feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) descartou essa possibilidade e detectou que a causa da morte de Fábio foi chikungunya - doença cujo vetor de transmissão é também o mosquito Aedes Aegypt.
"A amostra de sangue, acompanhada da ficha de investigação epidemiológica emitida pela secretaria de Saúde do Município de Aracaju, foi recebida pelo Lacen na terça-feira, dia 8, passou por testes moleculares e sorológicos para Dengue, Chikungunya, Zika e Leptospirose. E nesta quarta-feira, 9, foi confirmado a presença de anticorpos IgM para Chikungunya, sendo o resultado liberado no sistema do Lacen, encaminhado para o município e epidemiologia da SES", disse o Lacen em nota.
"Não chegou para a gente o diagnóstico de dengue em nenhum momento, ele [o paciente] não chegou no [hospital] Fernando Franco com relato de sintomas relacionados à dengue", informou a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde ao F5 News.
"A SMS estava investigando o caso, averiguando como se deu o atendimento no Fernando Franco, foi mandado o exame para análise, cujo resultado saiu hoje, e mostrou chikungunya", completa a pasta.





