Movimentos civis planejam mobilizações contra vereadores de Aracaju
Emenda ao PD do Índice 3 de ocupação do solo foi rejeitado Cotidiano 17/08/2012 16h07 |Por Sílvio Oliveira
O Movimento Participe.Aju e o Fórum em Defesa da Grande Aracaju prometem realizar uma série de mobilizações em protesto ao posicionamento dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Aracaju, que votaram contra uma emenda à Lei Orgânica, que garantiria o índice 3 de ocupação do solo urbano da capital sergipana.
Na segunda-feira (20), representantes de entidades ligada ao movimento como a Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SE), Sociedade Semear, além de demais representatividades irão se reunir para definir em conjunto a séria de mobilizações.
O presidente do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Firmo, antecipou a pauta da reunião e disse que, nos próximos dias, haverá um ato de mudança do painel instalado em frente da Câmara de Vereadores, tornando público os vereadores que votaram contra o Projeto de Lei, bem como programarão uma lavagem simbólica de protesto da escadaria do prédio público. “É um retrocesso ao desenvolvimento e impede que a cidade cresça de forma sustentável”, avaliou.
Abelardo Luiz Mota, do Participe.Aju, classificou a votação como uma perpetuação aos interesses das construtoras. “Os vereadores não tiveram argumentos convincentes para votarem contra, que tivesse respaldo jurídico e técnico de que o limite de índice 3 dificultava a moradia popular”, ressaltou.
A votação aconteceu na tarde da última quinta-feira (16). Quatro vereadores – Bertulino Menezes (PSB), Emerson Ferreira (PT), Moritos Matos (PDT) Nitinho Vitale (DEM) – votaram a favor do índice 3 de ocupação e 13 vereadores votaram contra.
Foto: Sílvio Oliveira


Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia

Certame propõe reflexão sobre os 35 anos do ECA e incentiva criatividade juvenil