MPF/SE recebe Movimento pela Educação e Cultura Surda
Cotidiano 27/09/2011 16h43 |
Representantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e do Movimento Surdo em Favor da Educação e Cultura Surda entregaram nesta segunda-feira, 26 de setembro, no Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), uma carta denúncia contra a Política Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC). O movimento é a favor de escolas bilíngues para surdos e contra a política de educação inclusiva do MEC.
Os representantes foram recebidos pelo procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Pablo Coutinho Barreto, como parte de um movimento nacional pela valorização da cultura surda. A Feneis argumenta que o MEC, com a política de inclusão, ignora a cultura dos surdos. A federação defende a abertura de escolas bilíngues, que tenham a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o respeito à Libras como meio de inclusão dos surdos.
O procurador afirmou que vai instaurar um inquérito civil público para ouvir a Feneis, o MEC e a Secretaria de Educação de Sergipe. “O mais importante é sentir a percepção deles sobre o assunto”, afirma o procurador. Pablo Barreto explicou ainda que analisará, junto ao Grupo de Trabalho da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, as discussões realizadas para a definição da política de educação inclusiva do MEC. “Queremos saber se esses interesses dos surdos já foram analisados pelo Ministério da Educação”, destacou.


Autoridades e premiados celebram ciência e inovação na 13ª edição do Prêmio João Ribeiro

Apesar da decisão, os quatro condenados vão permanecer presos

Após acidente em escada na Bahia, ele permanece em cuidados intensivos no Hospital São Lucas

Pérola Beatriz, estudante da rede pública, apresenta obra sobre inclusão e superação na Feira Literária de Glória (Flig 2025)

Presidente rebateu Trump, mas falou em disposição para negociar