Operação Frater Dominus desarticula facção com ramificações em Sergipe
Líder do grupo morreu em confronto com a polícia em Santa Luzia do Itanhy Cotidiano | Por F5News 30/10/2025 09h50 |A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Ilhéus (Ficco/Ilhéus), em conjunto com as polícias Civil e Militar da Bahia, o Departamento de Narcóticos (Denarc) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) de Sergipe, deflagrou na madrugada desta quarta-feira (30) a operação Frater Dominus, voltada à desarticulação de uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios e lavagem de dinheiro. O grupo atuava em diversos municípios baianos e também em Sergipe.
Durante a ação, o líder da facção, com base no sul da Bahia, foi localizado em uma chácara no município sergipano de Santa Luzia do Itanhy. Ele reagiu à abordagem policial e morreu em confronto com as forças de segurança.
Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão, expedidos pelo Juízo da Comarca de Ubaitaba (BA), nos municípios de Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga e Itabuna, além de Santa Luzia do Itanhy.
Entre os alvos prioritários estão funcionários públicos, políticos e lideranças criminosas apontadas como mandantes de crimes investigados.
A operação mobilizou mais de 150 policiais das forças envolvidas. Pela Polícia Civil da Bahia, participam equipes da Draco, Denarc, Depin (Dirpin Sul, 6ª e 7ª Coorpins). Em Sergipe, as medidas foram cumpridas pelo Denarc e pela CORE. Já as unidades especializadas da Polícia Militar baiana atuantes são a CIPE Cacaueira, Rondesp Sul, TOR, CPR Sul e CPR Recôncavo.
As investigações apontam que a organização movimentou mais de R$ 20 milhões em transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas. Por determinação judicial, foi decretado o sequestro de bens ligados ao grupo, com o objetivo de descapitalizar a facção e garantir a efetividade da persecução penal.
*Com informações da SSP
