Páginas de Sergipe se integram ao BookTok, que estimula a leitura no TikTok | F5 News - Sergipe Atualizado

Internet
Páginas de Sergipe se integram ao BookTok, que estimula a leitura no TikTok
Perfis se tornam inclusive ferramenta para a divulgação de conteúdos independentes
Cotidiano | Por F5 News 06/07/2024 15h30 |


A rede social TikTok, conhecida por seus vídeos curtos e dancinhas virais, tem se mostrado um ambiente cada vez mais promissor para o incentivo à leitura. Segundo um estudo realizado pela Opinion Box, foram entrevistados mil usuários do aplicativo de vídeos e o resultado mostrou que 81% dos consumidores acessam a plataforma diariamente. Sergipe também está incluído nesse cenário inovador - e promissor -, onde escritores e leitores locais estão entrando no aplicativo para compartilhar suas experiências, recomendações de livros e divulgar seu trabalho.

Em meio aos conteúdos virais, a leitura encontrou seu espaço através da comunidade conhecida como "BookTok", uma junção de "book" (livro em inglês) e "Tok" do TikTok.

A comunidade literária que floresceu no aplicativo conquistou seu espaço e sua hashtag já conta com 33,6 milhões de publicações na plataforma, demonstrando o impacto significativo que a literatura tem alcançado no aplicativo. Além disso, Kindles e tablets ganharam mercado, enquanto bancas e livrarias passaram a operar no ambiente digital. 

Pode parecer estranho que uma rede social conhecida por vídeos curtos e dancinhas tenha se tornado um centro de incentivo à leitura. Até alguns anos atrás, os apaixonados por livros recorriam a livrarias para encontrar suas próximas leituras. Hoje, o TikTok assumiu parte desse papel, com muitos leitores descobrindo novas obras por meio das recomendações feitas na plataforma.

Para além de apresentar capas e títulos; os criadores de conteúdo frequentemente compartilham citações, resumos e motivos pelos quais gostam dos livros, instigando os leitores de uma forma mais envolvente e eficaz.

Para a criadora de conteúdo do TikTok Thalita Brito, que faz diversos vídeos em sua conta dando recomendações de livros, seus formatos e alcance, com vídeos curtos e diretos, são um dos motivos da plataforma estar se tornando atrativa para o público leitor.

“Pelo alcance e formato que a plataforma oferece, acredito que através de vídeos curtos e diretos chame mais atenção de pessoas não leitoras (e também de qualquer leitor voraz), já que essas pessoas não têm tanto costume de ler textos longos como uma resenha de um livro. Sem contar que vídeos curtos dão para assistir rapidinho em qualquer oportunidade na correria do dia a dia”, disse Thalita ao F5 News.

É preciso descobrir modos de destacar-se nesse mar de conteúdo, e é algo que requer não apenas criatividade, mas também consistência e inovação. Criadores de conteúdo literário precisam estar constantemente experimentando novos formatos e abordagens para encontrar o que ressoa melhor com o público.

”É preciso adaptar uma trend do momento para o nicho literário e tentar produzir um formato de vídeo que chame atenção das pessoas para assistir o vídeo até o fim, e que acabe despertando a vontade de ler o livro divulgado”, explica Thalita Brito.

Como ela, em Sergipe, escritoras e leitoras estão cada vez mais engajadas na plataforma, criando contas para indicar suas leituras e promover seu próprio trabalho, além de também serem influenciadas por esses conteúdos. É o caso da sergipana Letícia Monalisa, que encontra suas leituras por meio do aplicativo, pois acha a forma com que são divulgadas mais impactante. 

“O BookTok já me apresentou livros que eu não conheceria de outra forma. Porque a gente vendo só a capa do livro e o título é uma coisa, né? Mas quando a pessoa traz uma citação, um contexto ou então motivos de porque ela gosta desse livro, é diferente", disse Letícia ao F5 News.

"No dia a dia a gente vê um monte de livro sendo lançado e, eu falo por mim, não tenho tempo de ficar olhando sinopses, e eu até prefiro não olhar porque gosto de ser surpreendida. Mas, ao mesmo tempo, eu gosto de saber um pouquinho do que esperar da história para decidir se combina comigo ou não. Então, o TikTok é certeiro nesse sentido”, completa.

Além disso, a escritora e leitora explica que essa nova ferramenta pode estar contribuindo para o aumento do público leitor, já que oferece uma variedade de possibilidades e conteúdos atrativos.

“Acho que o BookTok tem esse papel de apresentar livros e recomendar leituras para as pessoas continuarem lendo, se interessarem e irem atrás de novos títulos. Sempre há algo novo para a pessoa olhar, e isso faz com que ela se interesse mais, se envolva na comunidade e crie um ambiente de leitura também”, analisa.

Por outro lado, Letícia também faz parte do outro grupo do TikTok, atuando como criadora de conteúdo. Ela ingressou na plataforma durante a pandemia, enxergando nela uma maneira divertida e interativa de criar vídeos. Além de divulgar seu livro "Crimes na Pedra Mística", publicado durante esse período, a escritora encontrou no TikTok uma oportunidade de explorar novas formas de produção de conteúdo.

“Eu usei o TikTok para testar a nova plataforma, mas não postava só sobre o meu livro. Também criei memes, indiquei livros e comentei minhas leituras. Acredito que o TikTok oferece uma grande possibilidade de engajamento e um espaço mais leve e criativo para interagir com o público, diferente do que faço no Instagram”, afirma. 

Thiarlley Valadares também foi uma das escritoras sergipanas que, ao ver o potencial de alcance da rede social, começou a utilizá-la para divulgar seu trabalho.

"Quando o Tik Tok começou a se expandir e a ser um espaço maior que as redes do momento, resolvi criar e fazer de lá mais um espaço para falar não só das minhas leituras, como também das minhas escritas”, disse Thiarlley Valadares ao F5 News.

A influência do movimento BookTok é tão significativa que editoras e autores agora utilizam a plataforma para promover seus livros. Para isso, as editoras enviam cópias gratuitas a influenciadores literários na esperança de receber resenhas positivas e aumentar a visibilidade de suas obras. Essa estratégia resultou em uma mudança no paradigma do marketing editorial, pois as recomendações dos BookTokers frequentemente têm um impacto maior nas vendas do que as críticas tradicionais.

Além de ajudar as grandes editoras, o TikTok está se tornando um aliado valioso para autores independentes que buscam alcançar mais leitores e ganhar destaque em um mercado saturado de títulos famosos.

“O Tik Tok tem sido um espaço muito importante para autores independentes divulgarem seus livros, alcançar mais leitores e até fechar contratos com editoras grandes. Acho que não dá para voltar para antes do BookTok, pois é uma rede que descobriu novos escritores, nacionais e estrangeiros, e que diversificou o modo de se fazer e investir literatura, pensando novos públicos que são, por si só, diversos”, avalia Thiarlley.

“E como escritora, devo as +100k de páginas lidas do meu último romance ‘Não é o que Parece’, ao Tik Tok também. Fiz algumas trends, essas brincadeiras de casal, usando os personagens do livro e pronto. Foi o suficiente para diversas pessoas comentarem perguntando o nome do livro, salvando o vídeo e consequentemente lendo a obra”,  acrescenta a escritora.

Thiarlley acredita que o BookTook possa ter um impacto duradouro não só na indústria editorial, mas no marketing e na indústria de consumo como um todo. "A geração Z muitas vezes opta em pesquisar no Tik Tok primeiro do que no Google, por exemplo. Isso já demonstra o impacto que a rede tem para além de nichos”, diz.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Daniel Soares/F5News
25/09/2025  05h30 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta quinta-feira (25)
Ascom/ITPS
24/09/2025  17h25 Seis bombas de combustíveis são interditadas pelo ITPS durante operação
Ascom
24/09/2025  17h06 Laércio Oliveira destaca em audiência no Senado revisão das tarifas do gás
Arquivo/EBC
24/09/2025  16h46 Pesquisa mostra avanço em salas de aula com proibição de celulares
Reprodução/SSP
24/09/2025  16h36 Condenado por homicídio em Alagoas há 21 anos, homem é preso em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado