Pais cobram atendimento para pessoas com deficiência em plano de saúde | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Pais cobram atendimento para pessoas com deficiência em plano de saúde
A principal queixa do grupo refere-se à ausência de serviços essenciais
Cotidiano | Por Gabriel Ribeiro 15/01/2024 16h35 - Atualizado em 15/01/2024 18h05 |


Na manhã desta segunda-feira (15), um grupo de pais mobilizou uma manifestação em frente a uma das clínicas Hapvida em Aracaju, em protesto contra a falta de atendimento específico para pessoas com deficiência (PCD). A principal queixa do grupo refere-se à ausência de serviços como nutrólogo, psiquiatra infantil, neuropediatra e musicoterapia no plano de saúde.

De acordo com relatos dos manifestantes, a operadora não estaria fornecendo a assistência necessária para as demandas específicas das crianças com condições como autismo. Pais presentes na manifestação destacaram a dificuldade em obter terapias, enfrentando longas esperas e, em alguns casos, recorrendo à denúncia junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para garantir atendimentos como terapia ocupacional.

Walesca Lima, mãe de uma criança com autismo, compartilhou suas experiências. "A luta para conseguir uma terapia demora de três meses a um ano. Só conseguimos, em último caso, denunciando a ANS. A terapia ocupacional é muito difícil", afirmou ao F5 News.

Outro ponto destacado pelos manifestantes é a dificuldade em encontrar profissionais especializados, como neuropediatras, e a insatisfação com o atendimento recebido. 

Doutor Batatinha, pai de uma criança autista, ressaltou a importância das intervenções específicas para os autistas e criticou a qualidade do serviço oferecido. "As mães estão lá lutando muito, sofrendo muito com seus filhos porque não têm essas intervenções que todo autista precisa. E quando eles dão, se é uma hora de terapia ocupacional, eles só pagam convênio para fazer 20 minutos, 25 minutos e isso não funciona", declarou.

Durante a manifestação, alguns pais se reuniram com a direção da clínica em busca de soluções, foi agendada uma nova reunião para quinta-feira (18) para discutir a situação. 

A pedido do F5 News, a Hapvida emitiu uma nota; confira abaixo:

A empresa trabalha diariamente para dar o melhor atendimento aos seus clientes, com profissionais capacitados. Na manhã desta segunda-feira, dia 15/01, houve uma reunião em que foram acolhidas as solicitações das mães, e os pontos abordados por elas serão apurados para manter o melhor atendimento para as crianças. Atualmente, a operadora conta com rede própria e credenciada para tratamento de crianças com TEA em Aracaju. A empresa segue empenhada na missão de cuidar dos seus clientes.

Confira o vídeo da manifestação:

Confira todas as reinvidicações dos pais:

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
30/09/2025  16h14 Seis cidades de Sergipe têm alto índice de infestação do Aedes aegypti
Dani Santos
30/09/2025  15h57 Campanha de Vacinação Antirrábica em São Cristóvão começa nesta sexta (3)
Polícia Cívil/Reprodução
30/09/2025  14h54 Investigado de dois homicídios de Umbaúba é localizado na Bahia
BPRv
30/09/2025  14h25 Acidente entre moto e carro é registrado na SE-270, em Lagarto
Marcello Casal JrAgência Brasil
30/09/2025  14h24 Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado