Papa Leão XIV nomeia monsenhor George Muniz como novo bispo de Propriá
Religioso maranhense de 52 anos é mestre em Teologia e atuava como vigário geral da Diocese de Viana Cotidiano | Por F5 News 27/10/2025 16h47 |O Papa Leão XIV nomeou, no último sábado (25), o monsenhor George Luís Amaral Muniz como o novo bispo da Diocese de Propriá, em Sergipe. A informação foi confirmada oficialmente pela Arquidiocese de Aracaju, que expressou alegria e gratidão pela nomeação.
Natural de Matinha (MA), o monsenhor George tem 52 anos e possui uma sólida formação acadêmica e pastoral. É graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, em Porto Alegre (RS), e em Psicologia pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA). Também é mestre em Teologia Patrística e História da Teologia pelo Istituto Patristico Augustinianum, vinculado à Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.
Ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 2001, na cidade natal, o novo bispo acumula mais de duas décadas de dedicação ao serviço pastoral. Atuou em diversas funções dentro da Diocese de Viana (MA), onde exerceu papéis de pároco, reitor de seminário, coordenador do clero, promotor vocacional e professor de Patrística no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Desde 2025, vinha desempenhando a função de vigário geral da mesma diocese.
A data para a missa de posse do novo bispo ainda não foi divulgada.
Em nota oficial, o arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom Josafá Menezes da Silva, manifestou alegria e comunhão com a nomeação feita pelo Santo Padre.
“Recebemos com grande alegria a notícia da nomeação de monsenhor George Luís Amaral Muniz para a Diocese de Propriá. Damos graças a Deus por sua vida, vocação e serviço à Igreja, certos de que o mesmo Espírito que o conduziu até aqui continuará a guiá-lo nesta nova missão de pastorear o povo sergipano com sabedoria, humildade e zelo evangélico”, declarou o arcebispo.
Dom Josafá também desejou que a Diocese de Propriá viva um tempo de “comunhão e esperança” sob o pastoreio do novo bispo, pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da arquidiocese.
Com reconhecida dedicação à formação do clero e ao trabalho pastoral, monsenhor George é visto como um pastor próximo do povo, comprometido com a espiritualidade, o diálogo e o serviço fraterno.
“Que o Senhor, que iniciou em monsenhor George a boa obra, a leve à plenitude no serviço generoso ao seu rebanho”, concluiu Dom Josafá Menezes.
