Participe Aju realiza ato nesta quinta-feira
Cotidiano 21/08/2012 21h00 |Por Allana Andrade
Membros do Participe Aju e do Fórum da Grande Aracaju realizarão nesta quinta-feira, 23, um ato na porta da Câmara Municipal de Aracaju com o objetivo de mobilizar a população sobre o Plano Diretor. O grupo Participe Aju foi criado em 2011 e vem se mobilizando para participar das discussões do plano diretor de Aracaju.
“Não basta ter se feito presente nas audiências públicas e nas reuniões de propostas, é preciso estar muito próximo de todos os vereadores porque agora é um momento crucial porque quem tem todo o poder de definir são os vereadores”, afirma Vera Ferreira (foto), arquiteta e membro do grupo.
Para Vera, essa proximidade viabiliza que sejam apresentadas alternativas aos projetos. “As alternativas que visam unicamente construir uma cidade melhor no futuro, a gente tem medo que esse trabalho seja perdido”, explicou. Os grupos consideram a votação do índice de aproveitamento do solo como a primeira grande perda. “É um dano causado à legislação de Aracaju, mas enfim temos que continuar lutando para que outros danos maiores não aconteçam”, critica.
Propostas
O Participe Aju tem uma série de propostas para o Plano Diretor de Aracaju, dentre elas o índice de áreas verdes dentro do empreendimento, o que facilita na drenagem, favorece a criação de áreas verdes e uma descompressão das construções. Para o grupo é preciso também restringir o gabarito, ou seja, a altura máxima dos prédios. “Antes não tinha a proposta porque o índice poderia resguardar; depois de aprovado, vamos reapresentar outra proposta de altura dos prédios”, informa Vera.
Está previsto também o tamanho máximo do lote. Em Aracaju é considerado o lote máximo de até 40 mil m². Isso significa que na construção de um condomínio não há necessidade de área verde. “Você pode fazer um grande espaço fechado sem dar área verde e institucional, o que beneficia muito as construtoras, queremos reduzir de 40 para 8 mil m². Em Porto Alegre, por exemplo, é 3 mil m²”, conclui.


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia