Peregrinação a Divina Pastora reúne 200 mil fiéis e movimenta turismo em Sergipe
Maior evento religioso do estado celebra fé e tradição e fortalece economia local Cotidiano | Por F5News 19/10/2025 11h28 |A 67ª edição da peregrinação ao município de Divina Pastora reuniu cerca de 200 mil fiéis neste fim de semana, segundo a reitoria do Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora. Realizado no sábado (18) e neste domingo (19), o evento é considerado o maior e mais tradicional ato de fé do estado e contou com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte de Sergipe (Funcap).
Com o tema “Nossa Senhora Divina Pastora, Mãe da Esperança”, a edição deste ano coincidiu com o Jubileu Ordinário 2025 da Igreja Católica, que também tem a esperança como símbolo. O reitor do santuário, padre Jhonatan Michael Calixto Farias, destacou que os fiéis foram convidados a se tornarem “peregrinos da esperança”, reforçando o aspecto espiritual e cultural da celebração.
“Este é o maior evento religioso de Sergipe. Aqui temos a dimensão religiosa, cultural e também econômica, já que a peregrinação é Patrimônio Cultural Imaterial do estado desde 2014 e movimenta a economia do município e da região”, afirmou o padre.
A devoção à padroeira de Sergipe, reconhecida oficialmente em 2017, remonta ao século XVIII, quando a imagem de Nossa Senhora Divina Pastora chegou da Europa e originou uma tradição que hoje mobiliza milhares de pessoas.
Realizada sempre no segundo domingo de outubro, a peregrinação simboliza a renovação espiritual dos fiéis que caminham de Aracaju e cidades vizinhas até o santuário, onde ocorrem missas e atividades culturais. A programação deste ano incluiu a gravação de um documentário, apresentações musicais de Padre Jhonatan Michael, Johnny Mendes e Aryell do Acordeon, além de momentos de evangelização e oração.
Fé e agradecimento
Entre os peregrinos, histórias de fé se destacaram. O operador de máquina André Maynard Alves, que foi curado de uma depressão, percorreu de bicicleta o trajeto de Aracaju até Divina Pastora para pagar uma promessa. “Graças a Nossa Senhora Divina Pastora, consegui alcançar minha cura. Hoje, vim agradecer pela minha saúde e pela minha vida”, disse emocionado.
Já a advogada Jaqueline Rocha, de Siriri, participa há vários anos. “Sou devota e sempre venho agradecer pela saúde e pelas graças alcançadas”, contou.
Turismo e economia fortalecidos
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o evento reforça o turismo religioso em Sergipe, movimentando o comércio e gerando empregos temporários. “A peregrinação impulsiona o turismo e gera oportunidades para artesãos, comerciantes e empreendedores locais”, pontuou.
O padre Jhonatan acrescentou que, além de sergipanos, o evento atrai devotos de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Ceará e de outras regiões do país. “Com a vinda dos turistas, o comércio local é aquecido e as famílias aproveitam para garantir uma renda extra”, disse.
Entre os comerciantes, o itabaianense Anderson de Lima Oliveira estava otimista com as vendas de artigos religiosos. “Todo mundo quer levar uma lembrancinha. Este ano o movimento está maior, e espero uma boa renda”, relatou.
*Com Agência Sergipe





