PMA contratará empresas para coletar e tratar lixo hospitalar
Edital foi lançado nesta sexta pela Secretaria Municipal de Saúde. Secretário fala em compromisso Cotidiano 15/07/2011 17h56 |A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou, nesta sexta (15), um edital visando à contratação de empresas especializadas em prestar serviços de coleta, tratamento de lixo hospitalar, destinação dos resíduos sólidos e transporte.
A contratação das empresas viabiliza o tratamento adequado dos detritos hospitalares das 54 Unidades de Saúde do município de Aracaju. São 43 Unidades de Saúde da Família, duas Unidades de Pronto Atendimento, Centro de Atenção Psicossocial, Centros de Especialidades Médicas e Zoonoses.
A SMS de Aracaju é a pioneira dos municípios em elaborar a tarefa de adequar o meio ambiente à saúde pública do Estado. O secretário municipal da Saúde, Sílvio Santos, acredita que o edital é uma ideia inovadora para a capital e afirma que promover o tratamento correto dos resíduos sólidos é um compromisso com a população e com o meio ambiente.
Os resíduos sólidos que merecem tratamento especializado são os infectantes (gaze, curativo, seringas), os especiais (resíduos químicos, farmacêuticos) e os pérfurocortantes (agulhas, lâminas de bisturi).
O contrato será feito, no dia 28 deste mês, no período matinal, através do pregão presencial – uma licitação pública instituída pela Lei Federal nº 10.520 de 17 de julho de 2012, onde o pregoeiro e os licitantes reúnem-se para discutir o acordo.


Pesquisadores mostram que nível de energia e traços acústicos de músicas afetam se lembranças evocadas serão alegres ou melancólicas

O uso de flechas há 80 mil anos por grupos de humanos ajuda pesquisadores a montarem a linha evolutiva dos seres humanos

Estudo da Fiocruz aponta que o álcool foi responsável por 104 mil mortes em 2019. Queda proporcional evitaria até duas mortes por hora

Especialista alerta para riscos do excesso na busca por músculos entre jovens
