Por falta de higiene, FPI interdita queijaria e notifica pocilga em Itabi
Ações foram motivadas também pela degradação do meio ambiente nos espaços Cotidiano | Por F5 News 31/07/2023 18h40 - Atualizado em 01/08/2023 10h17 |Uma queijaria foi interditada e uma pocilga foi notificada pela equipe Abate, da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que busca de forma educativa diagnosticar os danos ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. As ações, ambas na cidade de Itabi, no médio sertão sergipano, foram motivadas pela falta de condições de higiene dos estabelecimentos e por degradação do meio ambiente.
De acordo com o FPI, no caso da pocilga, a equipe deu um prazo de 45 dias para o encerramento das atividades, a retirada dos mais de 140 suínos do local e a recuperação da área degradada.
A queijaria, por sua vez, foi interditada por não existir registro de nenhuma fábrica de queijos regularizada pelos órgãos ambientais e sanitários no município de Itabi.
A coordenadora da equipe Abate, Salete Dezen, relata que a situação das queijarias é preocupante. “Os técnicos verificaram que o local não tinha as mínimas condições de higiene para que prosseguisse na fabricação de queijos. Após anos de atuação da FPI no tocante à fiscalização e educação ambiental, ainda encontramos total inconformidade com o que prevê a lei ambiental e sanitária”, explicou.
A Fiscalização Preventiva Integrada também encontrou agrotóxicos e produtos irregulares em Japoatã.
Veja fotos da queijaria e da pocilga:





