Prefeita de Aracaju anuncia medidas legais contra Arthur do Val
Ex-deputado chamou população aracajuana de "gente burra" e comparou a um "chimpanzil" Cotidiano | Por F5 News 12/07/2025 17h14 - Atualizado em 12/07/2025 17h27 |A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), anunciou neste sábado (12) que tomará medidas legais contra o ex-deputado estadual Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei", após declarações consideradas xenofóbicas contra a população da capital sergipana.
A fala polêmica veio à tona por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, no qual Arthur comenta um ato ocorrido durante o show do cantor Wesley Safadão, no Forró Caju, no dia 28 de junho.
Na ocasião, Emília, ao lado do deputado federal Thiago de Joaldo, anunciou que os recursos para contratar o artista novamente em 2025 já estavam garantidos. A plateia reagiu com entusiasmo, o que motivou a crítica do ex-parlamentar.
No vídeo, Arthur do Val chama o público que aplaudia o anúncio de “povo burro” e “chimpanzil”. A prefeita reagiu imediatamente e classificou a fala como criminosa e xenofóbica.
“Pode me criticar, pode criticar a gestão, mas ofender o povo de Aracaju, aí não. Tomarei as providências legais cabíveis, repudiando essa fala criminosa. Porque o que ele fez não foi crítica — ele cometeu um crime, e crime de xenofobia tem que ser tratado como tal”, afirmou Emília em vídeo publicado nas redes sociais.
A prefeita também relembrou outras polêmicas envolvendo o ex-deputado, como a declaração ofensiva contra mulheres ucranianas, feita durante a guerra em 2022, que resultou em sua cassação pela Assembleia Legislativa de São Paulo.
“Aquele mesmo deputado que disse que ‘as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres’. Agora ele direciona esse preconceito a Aracaju. (...) Esse é o recado, que enquanto prefeita de Aracaju, eu estiver prefeita, isso não vai acontecer. Meu povo será defendido, protegido com todas as medidas", finalizou a gestora.
Notícia-crime
Outro que se manifestou contra as falas xenofóbicas, o deputado federal sergipano Ícaro de Valmir (PL) usou as redes sociais para anunciar que apresentou uma notícia-crime contra Arthur do Val ao Ministério Público Federal (MPF).





