Prefeitura lança Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)
O documento facilita o acesso a serviços e garante prioridade no atendimento em órgãos públicos e estabelecimentos privados na capital Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 05/11/2025 08h15 - Atualizado em 05/11/2025 08h29 |Foi lançado oficialmente, nesta terça-feira (4), por meio da Secretaria da Família e Assistência Social de Aracaju (Semfas) a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A iniciativa representa um importante avanço na garantia dos direitos e na promoção da inclusão das pessoas com TEA em Aracaju, facilitando o acesso a serviços e garantindo prioridade no atendimento em órgãos públicos e estabelecimentos privados na capital.
"Esse recurso nasce com a finalidade de oferecer acolhimento a todos. Quando instituímos, pela primeira vez na história de Aracaju, a Secretaria da Pessoa com Deficiência, nosso propósito era claro, garantir que ninguém ficasse para trás. Cada passo que damos desde então mantém esse mesmo sentido. Assinei o Decreto, regulamentei a Lei nº 5.762/2023 que previa a criação da carteira, sancionei, e, hoje, com este instrumento, estamos de fato, concretizando e garantindo mais respeito, prioridade e visibilidade às pessoas com TEA na cidade que acolhe, entende as diferenças e oferece as oportunidades de maneira igualitária", destacou a prefeita Emília Corrêa.
Para ter acesso ao cartão, é preciso acessar o site (ciptea.aracaju.se.gov.br), realizar o cadastro e fazer uma nova solicitação. Em seguida, fazer o login, preencher as informações e anexar os documentos. A secretária municipal da Assistência, Simone Valadares, relembra que o projeto de Lei foi de autoria da prefeita Emília.
"Enquanto vereadora, a prefeita foi responsável pelo Projeto de Lei. Agora, no executivo, coloca em prática o que foi idealizado. Aracaju lança a CIPTEA, e a Semfas responsável pelo sistema, é o município fortalecendo a política de inclusão. Para solicitar o documento, basta ser morador de Aracaju, ter o laudo médico do TEA e ser maior de 18 anos ou ter um responsável legal", reitera a gestora.
Mãe atípica e servidora pública, Vaneide Dias ressalta que a carteira vai proporcionar uma legitimidade a causa e mais respeito aos autistas. "Cada ação que promove inclusão é uma vitória de toda a sociedade. Enquanto mãe atípica, sei o quanto nossa rotina é desafiadora. A CIPTEA é mais do que um documento: é um símbolo de respeito, empatia e valorização das pessoas com autismo e suas famílias", pontuou.
