Procedimento para tratamento do câncer de próstata está sendo glosado | F5 News - Sergipe Atualizado

Procedimento para tratamento do câncer de próstata está sendo glosado
São mais de 265 autorizações de procedimentos glosadas pelo SMS
Cotidiano 27/03/2012 18h25 |


Por Sílvio Oliveira

Procedimentos de hormonoterapia para pacientes que possuem câncer de próstata estão sendo glosados pelo Núcleo de Controle de Auditoria, Avaliação e Regulação da Secretaria de Saúde de Aracaju. São mais de 265 solicitações desautorizadas pelo Núcleo, em alguns casos, para pacientes que já fazem o tratamento há aproximadamente dois anos. Os oncologistas dos hospitais de Urgência de Sergipe e de Cirurgias levaram o caso ao Ministério Público, na tarde da terça-feira, 27.

A promotora de Justiça, Euza Missano explicou que a situação é grave, já que há duas alternativas no tratamento, sendo o radioterápico e o hormonoterápico, mas o Município de Aracaju tem glosado a liberação da hormonoterapia para os pacientes curáveis.  “São para pacientes que têm verdadeiramente o câncer mais que é tratável. A informação que esta nos autos é de que passa um ano para iniciar o procedimento de radioterapia e ele passa o período sem nenhum tratamento conservador. É onde nós temos o problema e o perigo maior que pode evoluir para uma situação de óbito ou metástase. É isso que queremos consertar. Porque essas Apac eram autorizadas antes e deixaram de ser agora se é utilizado o mesmo código e o mesmo quadro clinico do paciente”, questionou a promotora.

Representante da Secretaria de Saúde de Aracaju, Willina de Jesus informou que todas as 265 solicitações, ou seja, as denominadas Autorizações de Procedimentos de Alta-complexidade (Apac), serão reavaliadas pelo médico regulador do Nucaar, porém ressaltou que uma portaria do Ministério da Saúde regulamenta os procedimentos. “ Precisa-se reavaliar. Existem reguladores que são médicos da área e têm autonomia através da portaria do ministério para verificar se estão preenchidas corretamente. No entendimento dele, estava em desacordo. O município entendeu que reapresentasse, para que possa reavaliar”, afirmou.

Presente à audiência, a coordenadora de oncologia do Huse, Rute Andrade, salientou que há uma tabela de procedimentos de câncer de próstata não contemplando todos os estágios da doença, bem com o de colo do útero. “Existe uma portaria ministerial protocolo, mas que nem o próprio Inca que fez é consenso. Tem alguns pontos técnicos que os médicos devem conversar. Vamos devolver as Apac’s para o município e ver como é que fica”, argumentou.

Ficou decidida uma nova audiência pública no dia 03 de abril, às 9h, no Ministério Público Estadual. Participaram a superintendência do Huse, médicos oncologistas, coordenadoria de oncologia do Huse, representantes do Hospital de Cirurgias, da SMS e do Nucaar.

Mais Notícias de Cotidiano
BPRv/Reprodução
13/09/2025  11h49 Colisão lateral entre carro e moto deixa mulher ferida em Aracaju
Condutora da moto, sem habilitação, foi hospitalizada; veículos foram liberados no local
Emdagro/Reprodução
13/09/2025  11h38 Emdagro intensifica monitoramento da praga cochonilha-do-carmim no alto sertão
Inseto causa riscos à palma forrageira, base da alimentação animal e da economia da região
Freepik
13/09/2025  09h30 Bronzeamento natural: conheça riscos da exposição ao sol e cuidados
Dermatologistas explicam até que ponto o bronzeamento pela exposição solar é seguro, como proteger a pele e alternativas saudáveis
Juracy Feitosa/Ascom
13/09/2025  08h56 Construção de ponte que liga Piabeta e Albano Franco em Socorro é iniciada
Nova estrutura substituirá travessia antiga e terá 8,2 metros de largura para veículos e pedestres
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
13/09/2025  08h49 Mega-Sena: prêmio deste sábado está estimado em R$ 3,5 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado