Programa Aju Animal realizou 1.000 castrações de felinos em cinco meses | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Programa Aju Animal realizou 1.000 castrações de felinos em cinco meses
Para cadastrar um animal, o tutor precisa apenas acessar a plataforma AjuInteligente
Cotidiano | Por Agência Aracaju 21/07/2023 09h07 |


O programa Aju Animal, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), chegou à marca de 1.000 esterilizações de felinos, dos quais 652 são fêmeas. Dada a possibilidade de uma gata ter até quatro ninhadas em apenas um ano, a esterilização desses animais em situação vulnerável representa uma das ações mais significativas do programa, voltadas ao controle populacional dos animais na cidade.

Para a coordenadora do Aju Animal, Marília Castaneda, a realização de castração em cães e gatos, sobretudo os comunitários, é a maneira mais eficaz e ética para solucionar o problema da superpopulação de animais que o município tem enfrentado.

“O Programa Aju Animal obteve, em cinco meses de atuação, o marco de mil castrações de felinos, controlando um número desordenado de nascimentos. Esse feito traz à população um impacto positivo no que se refere à redução de riscos à saúde pública”, destaca Marília.

Conforme a coordenadora técnica do Programa Aju Animal, Anne Carollyne, as estratégias adotadas pelo programa incluem as campanhas de sensibilização para participação da comunidade, “quer seja por meio da castração de seus animais ou mesmo a identificação da existência de colônias nos bairros”.

Para o médico veterinário Karlyson Kleber, a realização deste programa contribui significativamente para a redução do número de animais errantes nas ruas. Ele explica que, quando os animais chegam à clínica, passam por todo um processo de triagem, que inclui consulta e avaliação dos parâmetros vitais para determinar se está apto para a castração.

“Uma vez aprovado, o animal é encaminhado para o procedimento de castração e só é liberado após acordar completamente, quando então pode ser entregue a seus respectivos tutores. Durante o pós-operatório, que dura geralmente cerca de oito dias, adotamos medidas para garantir a completa recuperação do animal. Isso inclui a aplicação de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, visando melhorar o estado do animal após a cirurgia”, detalha o médico.

Critérios para castração
Para cadastrar um animal, o tutor precisa apenas acessar a plataforma AjuInteligente, no link https://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br/#/protocolo/2584, e anexar a documentação solicitada na aba “Aju Animal”, que está disposta na seção “Cadastro para castração”.

Para felinos serem castrados no programa Aju Animal é necessário que o tutor seja residente da cidade de Aracaju e que o animal possua uma faixa etária mínima de 5 meses, uma vez que, ao atingir essa idade, os machos já estarão com o desenvolvimento urinário completo e as fêmeas já terão iniciado a fase da puberdade.
 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Foto: Plácido Noberto
20/10/2025 05h35 Aracaju terá segunda-feira abafada e com muitas nuvens
Prefeitura de Olinda
19/10/2025 18h04 Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos
Maria Branyas Morera, à esquerda, com Manuel Esteller, que participou dos estudos sobre DNA da supercentenária. Crédito: Divulgação/ Josep Carreras Leukaemia/ Research Institute
19/10/2025 18h00 "DNA era 20 anos mais jovem", diz cientista sobre mulher mais idosa do mundo
Freepik
19/10/2025 17h00 Nutris indicam chá para tomar antes de dormir que ajuda a relaxar
Freepik/ Ilustrativa
19/10/2025 16h00 Como o modo de preparo da batata influencia nos benefícios à saúde

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado