Rambutan: conheça a exótica fruta tropical que chegou em Sergipe
Apesar de ter tido uma alta na capital, a fruta está sendo exportada de outro Estado Cotidiano | Por F5 News 21/07/2024 09h00 |Originário do sudeste asiático, o rambutan é uma fruta tropical que tem encantado paladares ao redor do mundo. Popular em países como Malásia, Indonésia, Tailândia e Filipinas, seu nome deriva da palavra malaia para "cabelo", uma referência à sua casca espinhosa e peluda, que lhe confere uma aparência única e curiosa. Recentemente, o rambutan tem aparecido com certa frequência em Sergipe, despertando a curiosidade e o interesse dos consumidores locais.
De tamanho semelhante a uma noz, o rambutan apresenta uma casca que varia do vermelho ao amarelo, coberta por espinhos macios e curvados. A polpa interior é translúcida, branca ou rosada, com uma textura suculenta e ligeiramente crocante. O sabor é doce e levemente ácido, frequentemente comparado ao do lychee, com toques de uva e melão.
Cultivado em regiões tropicais, o rambutan requer um clima quente e úmido para prosperar. As árvores podem crescer até 20 metros de altura e produzem frutos duas vezes ao ano. No Brasil, a fruta é cultivada principalmente na Bahia e no Pará, mas ainda é considerada uma iguaria exótica.
Em Sergipe, a presença do rambutan tem sido notada esporadicamente. De acordo com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), após uma pesquisa no Ceasa, foi descoberto que não há plantio em pequena ou média escala no estado. A fruta tem chegado de fora, principalmente do sul da Bahia, e de forma sazonal. No meio de julho, por exemplo, já não se vê o rambutan em grande escala no Ceasa, com apenas poucas unidades disponíveis.
Essa sazonalidade pode estar relacionada aos períodos de plantio: no Pará, a época de produção se estende de dezembro a abril, enquanto na Bahia, vai de maio a agosto. Assim, a disponibilidade do rambutan em Sergipe depende da produção nesses estados e das importações, limitando o acesso dos sergipanos a essa exótica e deliciosa fruta tropical.
Consumir o rambutan é simples: basta cortar ou romper a casca espinhosa e retirar a polpa suculenta, descartando a semente central. A fruta pode ser apreciada fresca, em saladas de frutas, sucos, sobremesas, ou até mesmo em pratos salgados, adicionando um toque doce e exótico. No sudeste asiático, é comum encontrá-lo em mercados de rua e feiras, onde é consumido como um lanche refrescante.
Como uma boa fonte de vitamina C, fibras, e vários antioxidantes. O rambutan contém quantidades moderadas de ferro, cálcio e niacina, que trazem diversos benefícios à saúde, conheça alguns:
- Reforço do sistema imunológico: Devido ao seu alto teor de vitamina C, o rambutan ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
- Melhora da digestão: As fibras presentes na fruta auxiliam no processo digestivo e na prevenção da constipação.
- Propriedades antioxidantes: Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, protegendo o corpo contra várias doenças.





