Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações
Entenda os principais motivos por trás do retorno da dengue e as ações necessárias
Cotidiano 01/05/2024 13h18 |


Com mais de 2 milhões de casos confirmados em 2024 e mais de 680 mortes, o maior registro desde 2000, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, a dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, voltou a causar preocupação no país, alcançando números alarmantes e levantando questões sobre o controle dessa epidemia.

Desde sua primeira aparição nos anos 80 no Brasil, a dengue tem sido um desafio contínuo para as autoridades de saúde pública. No entanto, o recente ressurgimento da doença levanta indagações sobre os principais fatores por trás desse aumento e as estratégias necessárias para combatê-lo. O médico infectologista e professor da Universidade Tiradentes (Unit), Matheus Todt, destaca esses aspectos.

"O aumento na reprodução do mosquito Aedes aegypti é o principal motivo para o retorno da dengue. O mosquito se reproduz em água parada presente em diversos locais, como calhas, pneus velhos, vasos de plantas e até mesmo tampas de garrafas. Além disso, as mudanças climáticas, como o aumento da temperatura e a redução da pluviosidade, também contribuem. Temperaturas mais altas aceleram o ciclo de vida do mosquito, enquanto a diminuição da chuva reduz a disponibilidade de água, levando o mosquito a buscar água parada em ambientes artificiais", explica.

Prevenção e controle
Embora a vacina contra a dengue seja uma ferramenta importante, Todt enfatiza que eliminar os criadouros do mosquito continua sendo a principal forma de controlar a doença. "Campanhas de conscientização sobre o combate ao mosquito transmissor têm sido realizadas. Agentes de endemias têm feito buscas ativas por casos e focos do mosquito. Recentemente, a vacina contra a Dengue foi disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, enquanto não houver uma participação expressiva da população, a Dengue permanecerá sendo um sério problema de saúde pública", destaca Todt.

Outras medidas:

  • Usar repelente contra mosquitos;
  • Utilizar roupas que protejam o corpo, como calças e camisas compridas, especialmente ao amanhecer e ao anoitecer;
  • Manter as telas de proteção das janelas e portas em bom estado;
  • Eliminar água parada de vasos de plantas e outros recipientes;
  • Manter calhas e lajes limpas;
  • Cobrir caixas d'água e tonéis;
  • Descartar adequadamente pneus velhos.
  • Sintomas, grupos vulneráveis e perspectivas futuras

Os sintomas da dengue variam de leves a moderados e incluem:

  • Febre alta: A febre é o principal sintoma da dengue e pode durar até 7 dias.
  • Dores no corpo: Dores no corpo, dor de cabeça e dor atrás dos olhos são comuns na dengue.
  • Sangramentos: Sangramento nasal, gengival e manchas vermelhas na pele podem indicar dengue.
  • Queda de pressão e sonolência excessiva: São sinais de alerta da dengue.

"Todos estão suscetíveis à dengue, porém idosos, crianças pequenas, pessoas com doenças graves ou imunidade comprometida e indivíduos que já tiveram dengue têm maior risco de manifestar formas mais graves da doença", alerta o médico infectologista.

O ressurgimento da dengue como epidemia no Brasil demanda uma abordagem que inclua medidas para controlar o vetor, conscientização da população e investimentos em pesquisa para desenvolver novas estratégias contra a doença. "A colaboração entre as autoridades de saúde, a comunidade e os profissionais é fundamental para enfrentar esse desafio e proteger a população. Infelizmente as perspectivas não são muito otimistas. Provavelmente 2024 será o ano com mais casos da doença. As medidas estão sendo implementadas, porém leva tempo para surtirem efeito", prevê Todt.

Com informações da assessoria de comunicação.

Mais Notícias de Cotidiano
 Freepik
27/09/2025  09h00 Infecções por Aedes aegypti elevam risco de complicações no parto
Igor Matias
27/09/2025  07h00 Confira a previsão do tempo em Aracaju para este sábado (27)
F5 News
26/09/2025  17h27 Adolescente desaparece após mergulho no Rio Sergipe em Aracaju
Ascom/PMSE
26/09/2025  17h07 Homem é preso por tráfico de drogas em Nossa Senhora do Socorro
Reprodução/SSP
26/09/2025  17h06 Homem é preso em Japaratuba por adulteração de moto

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado