Samba Brasil recebe denúncias sobre poluição sonora em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Samba Brasil recebe denúncias sobre poluição sonora em Aracaju
MPSE emitiu uma nota informando que a situação chegou a um ponto crítico
Cotidiano | Por F5 News 24/07/2023 18h30 - Atualizado em 25/07/2023 10h27 |


O evento 'Samba Brasil', realizado no último sábado (22) na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, em Sergipe, encerrou com muitos comentários negativos. O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) recebeu diversas reclamações sobre o evento, especialmente relacionadas à poluição sonora e à perturbação de sossego.

Nesta segunda-feira (24), o MPSE emitiu uma nota informando que a situação chegou a um ponto crítico, levando à abertura de uma Ação Civil Pública (ACP).

A ação busca estabelecer limitações administrativas, zoneamento ambiental e uma área de urbanização restrita.

Também declara o processo de inconstitucionalização do Plano Diretor e de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU) que, segundo o órgão, permitia o uso misto entre residências e outras atividades no funcionamento de bares, restaurantes e realização de eventos no município.

De acordo com a 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, há várias investigações em andamento para apurar casos de poluição sonora e perturbação do sossego, mostrando que o PDDU, criado em 2000, não está atualizado e carece de regulamentações necessárias para garantir o bem-estar coletivo, como horários de funcionamento adequados.

O MPSE solicitou tutela provisória de urgência liminar e de tutela de evidência na ACP, com o objetivo de suspender imediatamente as atividades e serviços prestados por bares, restaurantes e empreendimentos similares que foram notificados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) por uso inadequado de equipamentos sonoros e produção de ruídos.

O promotor Eduardo Matos, titular da 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, participou de uma sessão na Câmara Municipal de Aracaju para explicar a Ação Civil Pública.

Diante da seriedade dos problemas apresentados, os vereadores sugeriram a formação de uma comissão para elaborar um protocolo com limites definidos para eventos e estabelecimentos comerciais que emitem ruídos.

A população espera que as medidas tomadas pelo Ministério Público e a futura elaboração do protocolo possam trazer maior tranquilidade e harmonia aos moradores da região, garantindo o equilíbrio entre a realização de eventos e o respeito ao sossego público.

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Prefeitura de Olinda
19/10/2025 18h04 Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos
Maria Branyas Morera, à esquerda, com Manuel Esteller, que participou dos estudos sobre DNA da supercentenária. Crédito: Divulgação/ Josep Carreras Leukaemia/ Research Institute
19/10/2025 18h00 "DNA era 20 anos mais jovem", diz cientista sobre mulher mais idosa do mundo
Freepik
19/10/2025 17h00 Nutris indicam chá para tomar antes de dormir que ajuda a relaxar
Freepik/ Ilustrativa
19/10/2025 16h00 Como o modo de preparo da batata influencia nos benefícios à saúde
Reprodução/Freepik
19/10/2025 16h00 Síndrome do coração partido: conheça a doença que simula um infarto

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado