Saúde começa testagem em massa da Covid-19 nos bairros de Aracaju
Por semana, 3,6 mil testes serão aplicados para tentar reduzir taxa de transmissão
Cotidiano | Por F5 News 10/08/2020 12h00

A Secretaria da Saúde de Aracaju começou nesta segunda-feira (10) uma testagem em massa da Covid-19 nos bairros da capital sergipana. A ação visa reduzir a taxa de transmissão do novo coronavírus a partir da identificação e isolamento de pacientes assintomáticos, que estão infectados mas sem apresentar o quadro gripal, nem outras reações características da doença.

A cada semana, cerca de 3,6 mil testes serão aplicados na população aracajuana. O programa será composto por quatro equipes e contará com a atuação de 20 profissionais. Por três dias na semana, eles percorrerão os bairros da cidade, realizando testes do tipo RT-PCR na população.

As pessoas serão selecionadas de maneira aleatória, sendo uma por residência, e a escolha das casas seguirá os mesmos critérios sanitários e de organização dos fluxos de trabalho estabelecidos nos mutirões semanais de combate à Dengue e do programa ‘Aracaju Pela Vida’.

As pessoas que testarem positivo serão orientadas sobre o isolamento social e todos aqueles que residirem com elas também serão testados.

As testagens se iniciam nesta segunda, pelos bairros Farolândia, 17 de Março, Capucho e Santos Dumont. Na quarta-feira será a vez dos bairros Jabotiana, Novo Paraíso, 18 do Forte e Cirurgia. Na sexta-feira, as equipes estarão nos bairros São Conrado, Olaria, Novo Paraíso e Bugio.

Após duas semanas, as equipes retornam a estes bairros para realizar novas coletas, com a finalidade de avaliar e monitorar a transmissão local. A expectativa é que em dois meses toda a capital seja coberta pelo programa.

Aracaju tem, segundo o boletim mais recente da SMS, 30.553 pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus. Dessas, 601 faleceram em decorrência da Covid-19, outras  5,4 mil estão em isolamento domiciliar e cerca de 24,2 mil são consideradas recuperadas clinicamente.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Lucas Aribé pede retorno gradual da meia passagem em Aracaju
01/10/2020  10h15 Lucas Aribé pede retorno gradual da meia passagem em Aracaju
Confira opções de destinos turísticos para o final do ano
01/10/2020  10h00 Confira opções de destinos turísticos para o final do ano
PRF detém homem com trouxas de drogas em rodovia de Umbaúba
01/10/2020  10h00 PRF detém homem com trouxas de drogas em rodovia de Umbaúba
Governo de SE decreta situação de emergência em Frei Paulo
01/10/2020  09h32 Governo de SE decreta situação de emergência em Frei Paulo
PM prende dupla por suspeita de receptação no município de Salgado
01/10/2020  09h00 PM prende dupla por suspeita de receptação no município de Salgado