Saúde do Município não paga convênio e pacientes podem passar fome
Cotidiano 30/08/2012 11h00 |Por Mirella Mattos
_ O gás acaba hoje ao meio-dia e a gente precisa resolver essa situação!
A súplica que pareceria comum caso fosse feita por alguma pessoa carente à Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania ganha contornos mais graves por ter partido do gestor da Clínica Santa Maria, Mário Valois, à chefe de gabinete da secretária Municipal de Saúde, Stella Maris, com quem se reuniria às 8h30 para tentar mais uma vez resolver a situação do atraso dos repasses para a manutenção do hospital psiquiátrico.
De acordo com Valois, o atraso ocorre desde o ano passado, totalizando uma dívida de aproximadamente R$ 500 mil e quem mais sofre com isso são os pacientes, que padecem com a falta de estrutura e os funcionários, cujos salários estão atrasados há dois meses. Eles prometem uma paralisação ainda nessa tarde.
As fotos não escondem a situação de precariedade da cozinha. A falta de gás comprometerá as refeições ainda do dia de hoje; a geladeira, freezers e despensa estão vazios, bem como o armário de medicamentos.
Ainda segundo Valois, ele tem ido todos os dias à secretaria para reforçar o pedido do pagamento e a informação que vem obtendo é de que o repasse somente poderá ser feito após o encaminhamento de resposta de outra pasta. “Enquanto isso a gente espera qualquer repasse apenas para não ter que fechar as portas”, explica.
Questionado acerca do que será feito dos pacientes, caso a clínica tenha de fechar as portas, Valois é contundente. “Essa resposta teria que ser dada pela secretária porque a gente não tem condições de ficar com o paciente lá. Aquilo ali foi feito para ser um hospital psiquiátrico e não um campo de concentração, desabafa.
SMS
A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde e aguarda o seu posicionamento, que será publicado assim que enviado.


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia