Secretaria da Saúde ainda não negociou com os condutores do Samu
Apenas 30 condutores estão trabalhando. Protesto já dura 15 dias Cotidiano 27/08/2012 09h33 |Por Fernanda Araujo
Os condutores de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sergipe permanecem sem negociação com a Secretaria do Estado da Saúde. Desde o dia 21 de março que os funcionários enviaram a proposta de reajuste salarial ao secretário Sílvio Santos, mas segundo eles, até agora não houve contraproposta.
São 50% das ambulâncias paralisadas e mais 50% com o efetivo mantido, que corresponde a apenas trinta condutores trabalhando. A greve já dura 15 dias e tem a pretensão de prolongar por meses, caso o governo não os convoque para audiência.
Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância (Sindconam), Adilson Ferreira, os trabalhadores ganham R$ 642,00 por mês. Adilson pretende negociar, com base em outros Estados, o salário de R$ 2.460,00. “Até agora não houve nenhuma negociação. Tentamos o diálogo, mas a Secretaria de Saúde continua intransigente. Estamos diariamente indo ao trabalho, mas estamos paralisados”, diz.
Nesta terça-feira (28), os trabalhadores farão uma passeata na Rua Laranjeiras, centro de Aracaju, em direção à Secretaria do Estado da Saúde, a partir das 7h.
Em entrevista ao programa Liberdade Sem Censura, o procurador da Fundação Hospitalar de Saúde, Diego Freitas, afirmou que está havendo um diálogo no Tribunal de Justiça sobre o percentual de ambulâncias paralisadas, para averiguar se o quantitativo está garantindo o serviço à população.
“Já tomamos todas as medidas para amenizar os efeitos da paralisação. São 60 condutores de ambulância das quais o presidente afirma que manterá 50% do efetivo. Entretanto, nós pleiteamos no judiciário sobre esse percentual. Mas o diálogo ainda não foi finalizado. No momento, não estamos analisando se há legalidade da greve. É interessante manter o serviço de qualidade por isso vamos adotar todas as medidas. Se for preciso contratar mais pessoas, vamos contratar”, adverte.


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia