Segrase é credenciada com Autoridade de Registro
No evento também foram comemorados os 117 anos do Diário Oficial Cotidiano 24/08/2012 21h34 |Por Míriam Donald
Sergipe, agora, conta com o serviço da Autoridade de Registro (AR), que foi lançado, nesta sexta-feira (24), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no qual, a Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) foi credenciada para fins de certificação digital pela Infraestrutura de Chaves Públicas (IPC), instituição ligada à Casa Civil da Presidência da República. A solenidade serviu também para celebrar os 117 anos de funcionamento do Diário Oficial de Sergipe.
A Autoridade de Registro tem a responsabilidade de exercer a auditoria e o controle dos documentos certificados que são publicados na internet no país. De acordo com o governador Marcelo Déda, os 117 do Diário Oficial representa o reconhecimento do Governo do Estado e da Sociedade aos serviços prestados ao longo de mais de um século. “É uma ferramenta da transparência e um jornal que cumpre o papel de oficializar os atos e de oferecer à sociedade a oportunidade de oferecer todos os atos praticados pelo poder público”, diz.
O governador explica ainda é um momento de modernização e atualização tecnológica. “A perspectiva é que nós acabemos com edição de papel. Apenas alguns números serão tirados em papel para serem arquivados no poder judiciário no arquivo público e em outras repartições”, afirma.
Para o presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento, como vários negócios são realizados pela internet, assinaturas, contratos e negócios bancários é necessário ter segurança. “Os certificados digitais darão mais segurança aos negócios realizados pela internet”.
Entenda
Com poder de autenticar assinaturas e documentos digitais, o sistema vai desburocratizar a publicação de atos oficiais e registros de documentos. Uma autoridade de registro, é uma entidade que verifica os dados do solicitante de um certificado digital, que é a nova forma de assinatura do documento com reconhecimento de autenticidade, principalmente dos documentos virtuais.
Dos benefícios trazidos evitam fraudes e falsificações, distância física e possibilita um maior número de serviços eletrônicos. Na prática, equivale a uma carteira de identidade virtual ao permitir a identificação de uma pessoa por meio digital quando enviada uma mensagem ou transação pela rede mundial de computadores que necessite de validade legal e identificação inequívoca. Ele contém dados do seu titular, tais com nome, identidade civil, e-mail, telefone e nome da assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu além de outras informações.


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia