Sergipe Bravos estreia no campeonato Brasileiro de futebol americano
Cotidiano 09/07/2012 16h36 |Por Míriam Donald
"Para quem iniciou jogando na areia como uma brincadeira de amigos, por volta de seis anos atrás, e com torneios e amistosos há três, é no mínimo gratificante participar do segundo Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, e primeiro com times do Nordeste", dizem os praticantes do futebol americano em Sergipe. Apesar de estar em fase de crescimento no cenário brasileiro, o esporte vem aderindo simpatizantes e conquistando os nordestinos, principalmente em Sergipe, como mostra uma pesquisa divulgada, há 15 dias, pela Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB), o estado tem a quarta maior torcida do Nordeste.
Iniciado no primeiro fim de semana de julho, o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Americano do Brasil contará com a participação do time sergipano ‘Sergipe Bravos’, que se preparou com determinação para estrear no próximo sábado (14) no município de Camaçari, na Bahia, contra o time soteropolitano ‘All Saints’.
O campeonato, é formado por três divisões: Nordeste, Centro e Sul. O Sergipe Bravos faz parte da divisão Nordeste-Sul. Além do ‘All Saints’, o time sergipano enfrentará o time alagoano ‘Maceió Marechais’. Ambos já foram enfrentados pelos sergipanos não só em amistosos como também no torneio Taça Aracaju. Este ano, o Sergipe Bravos conquistou o terceiro lugar vencendo o time de Maceió.
De acordo com o coordenador de ataque do Bravos, Elio Araújo, o time de 40 jogadores já se programa, há dois anos, para participar do campeonato. Através de uma mensalidade, os componentes custeiam inscrição e viagens. Questionado sobre as expectativas, Elio tem um objetivo: “tenho uma meta pessoal para ser alcançada que é chegar à semifinal do campeonato brasileiro”, declara.
Outro componente que também vibra com o momento do time é o diretor jurídico Breno Prado. “Estamos nos organizando e buscando apoio e patrocínios para melhorar cada vez mais o nosso nível. É uma luta constante, mas, apesar de todas as dificuldades, o Nordeste estará bem representado por Sergipe”, ressalta.
Embora também haja time feminino em Sergipe, o Bravos Ladies não participa do campeonato, por ser a única equipe do Nordeste. Todavia, as 14 jovens atletas, que dão apoio aos rapazes, participaram de um campeonato: a I Copa Vila Velha de Futebol Americano.
Segundo a presidente do time, Priscilla Lima, a proposta para este ano é realizar amistosos, e a meta fazer o esporte crescer no Nordeste, já que são as únicas representantes. “Queremos futuramente poder participar de um brasileiro como os meninos estão participando”, sonha.
Jogos
Mesmo estreando fora do território sergipano, os bravos também jogarão em Arac
aju, sendo dois jogos em casa e dois foras.O segundo jogo será contra o Maceió Marechais no dia 29 de julho, o terceiro dia 8 de setembro em Aracaju contra o All Saints e o quarto será contra os Marechais dia 23 de setembro em Maceió.
O campeonato conta com mais de 34 times, que representam 35 cidades 15 estados e quatro regiões do país.
Ilustração: São José Istepôs


A feira começa nesta quarta-feira (17) e vai até sábado no Parque Cidade do Leite, em Nossa Senhora da Glória

O procedimento utilizou uma prótese de músculo e gordura da paciente

O evento o objetivo de integrar diferentes setores da sociedade para discutir soluções para o trânsito da capital

Céu nublado, temperaturas entre 25°C e 27°C e ventos fracos a moderados

Evento ocorrerá entre os dias 25 e 28, o Centro de Convenções AM Malls