Sergipe é pioneiro na assistência voltada à pessoa com deficiência visual
CER IV destaca projetos no 1º Encontro Mundial da Deficiência Visual, em São Paulo. Cotidiano 02/09/2025 11h54 |Sergipe é pioneiro na assistência voltada à pessoa com deficiência visual, onde realiza o diagnóstico, avaliação e habilitação ou reabilitação em pacientes com baixa visão ou cegueira. O serviço é ofertado no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) para os 75 municípios sergipanos, onde o indivíduo recebe um acompanhamento multiprofissional, voltado para a melhoria da autonomia, qualidade de vida e da inclusão social.
Com essa atuação, o estado se consolida como referência na rede de atenção à pessoa com deficiência visual. O reconhecimento da assistência foi evidenciado durante o 11º Encontro Mundial da Deficiência Visual, que acontece em São Paulo de 1º a 5 de setembro, com a apresentação de projetos desenvolvidos pelo CER IV.
De acordo com a gestora operacional da reabilitação visual, Ana Carolina de Jesus, este evento marca um momento histórico, pois será a primeira vez que o encontro é sediado no Brasil. “Apresentamos três projetos de atividades desenvolvidas em nossa área de reabilitação visual: o programa de pilates para adultos; a cozinha com sabores para crianças e a implantação do programa de orientação e mobilidade. Os projetos evidenciam o compromisso do estado com a inovação e a qualificação das políticas públicas voltadas à reabilitação”, destacou a gestora.
Para o terapeuta ocupacional Carlos Galberto, a apresentação dos três projetos é fundamental para divulgar o trabalho desenvolvido no centro. “Cada projeto tem sua relevância e contribui para fortalecer a atuação do CER IV na área de reabilitação. Na reabilitação visual, em especial, o centro é pioneiro e se destaca por ser o único serviço em todo o estado a oferecer esse atendimento à população sergipana. Isso reforça a importância do nosso trabalho e o compromisso em garantir mais qualidade de vida aos usuários”, afirmou.
Dignidade e qualidade de vida
Inúmeros usuários tiveram sua qualidade de vida retomada após passar pelo CER IV. Entre eles, está a paciente Daniela Dória Santos, que relatou sobre sua vida sedentária. “O pilates mudou a minha vida. Antes de iniciar o tratamento, eu me sentia constantemente cansada e até correr um pouco para brincar com meu filho era um desafio. Hoje, percebo uma grande diferença, tenho mais disposição, movimento com mais facilidade e consigo aproveitar melhor os momentos em família. É gratificante ver como essa prática tem transformado minha rotina e minha qualidade de vida”, contou.
Quem também relata mudanças significativas é a dona de casa Josefa Edilma Santos, que encontrou no pilates um novo sentido para sua rotina. “Antes, eu tinha dificuldades até para caminhar e precisava de ajuda em tarefas simples, como me locomover dentro de casa. Hoje, consigo andar com autonomia e não sinto mais as dores que tanto me limitavam. A cada dia percebo avanços e isso me enche de esperança. O serviço do CER IV é essencial, porque oferece não só tratamento, mas também acolhimento e apoio para quem mais precisa”, destacou.
Acesso ao serviço
A Reabilitação Visual abrange os 75 municípios sergipanos. Para o paciente ter acesso, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o médico irá preencher um formulário específico da unidade e que está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde.
Fonte: Governo de Sergipe





