Sergipe lidera retorno de empreendedores ao Sebrae após acesso a crédito
Uso do Fundo de Aval coloca micro e pequenos negócios sergipanos em evidência nacional Cotidiano | Por F5 News 08/09/2025 17h19 |Micro e pequenos empresários de Sergipe têm apresentado participação no uso do Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe), de acordo com dados do Sebrae Nacional. O estado é apontado como aquele em que os empreendedores mais retornam às unidades do Sebrae em busca de orientações após a liberação do crédito. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8).
Segundo Otávio Aragão, analista do Sebrae Sergipe, esse comportamento indica que os empreendedores locais buscam aplicar os recursos de forma planejada, utilizando os serviços oferecidos pelo Sebrae para melhorar a gestão dos negócios.
O Fampe funciona como um aval complementar, oferecendo a garantia exigida pelas instituições financeiras e facilitando o acesso ao crédito. Embora o Sebrae acompanhe o empreendedor durante todo o processo, da solicitação à liquidação do financiamento, a decisão final sobre a concessão do crédito cabe exclusivamente ao banco.
O retorno dos empresários ao Sebrae após a liberação do crédito contribui para o acompanhamento do uso dos recursos e para a orientação contínua. “O atendimento continuado fortalece a percepção de valor por parte do cliente, que reconhece no Sebrae um parceiro no desenvolvimento do negócio. Esse acompanhamento próximo gera mais confiança e contribui para resultados mais sólidos e sustentáveis”, explicou Aragão.
O Fampe está disponível para pequenos negócios formalizados, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e pequenas agroindústrias. O recurso é utilizado como garantia complementar nos financiamentos concedidos pelas instituições financeiras conveniadas ao Sebrae.





