Sergipe retoma transplantes renais após 13 anos e inicia transplantes de fígado
Governo do Estado firma convênio com Hospital de Cirurgia Cotidiano | Por F5News 03/09/2025 19h31 |Após 13 anos sem realizar transplantes renais, Sergipe retomará o procedimento e dará início aos transplantes de fígado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), durante a assinatura de contrato com a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, em Aracaju.
O convênio marca a inclusão, pela primeira vez, do transplante de órgãos no Plano de Governo do Estado. De acordo com o coordenador da Central Estadual de Transplantes, Benito Fernandez, só em 2024 foram enviados 56 rins para outros estados, e em 2025 já foram 37. A expectativa é que esses órgãos passem a ser transplantados em Sergipe.
Transplantado de rim, o secretário estadual da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou a relevância da medida. “Evitaremos o deslocamento de pacientes e familiares para outros estados. Sei pela experiência pessoal a importância desse passo para a saúde pública”, disse.
Além do contrato com o Hospital de Cirurgia, o governo anunciou novas medidas para fortalecer a rede filantrópica, entre elas a autorização de linhas de crédito pelo Banese para a Federação dos Hospitais Filantrópicos (Federase), com recursos mensais superiores a R$ 48 milhões. Também foi definido um calendário fixo de pagamentos: todo dia 10, com verba federal, e todo dia 20, com recursos do Tesouro Estadual.
Atualmente, o Estado aplica 17% da receita em saúde, cerca de R$ 2,4 bilhões, percentual acima do mínimo constitucional de 12%.





