Servidores federais promovem apitaço em frente da nova sede do MPE | F5 News - Sergipe Atualizado

Servidores federais promovem apitaço em frente da nova sede do MPE
Cotidiano 24/08/2012 21h00 |


Por Sílvio Oliveira

Os servidores do Poder Judiciário Federal (TRT/SE, TRE/SE e JF/SE) e do Ministério Público da União em Sergipe (MPF/SE e AGU) cumpriram o que prometeram. Eles realizaram uma mobilização, nesta sexta-feira (24), enquanto a nova sede do Ministério Público Estadual era inaugurada.

Os manifestantes partiram em passeata da sede do Tribunal Regional Eleitoral, no Complexo Administrativo de Aracaju, promovendo um apitaço e gritando palavras de ordem. Ao chegar próximo da nova sede, uma barreira de policiais foi formada, impedindo a passagens dos servidores federais. “Podemos entrar sem cartaz

es e sem apitos”, informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Sergipe (Sindijuf/SE), José Pacheco.

Os militantes não quiseram ultrapassar os policiais e se aglomeraram antes da barreira. Convidados para a inauguração tiveram que passar entre manifestantes, bandeiras, cartazes de greve e muito barulho. Passaram por lá desembargadores, juízes, políticos e autoridades, e até o governador Marcelo Déda. O presidente da mais alta corte do judiciário brasileiro, o ministro Ayres Britto, foi o mais esperado entre os servidores federais, e passou também pela manifestação.

A solenidade de inauguração transcorria tranquilamente e, fora do prédio, uma comissão foi formada por membros de cada órgão federal (TRT, TRE, JF, MPF e AGU) para serem recebidos pelo ministro.

Greve por tempo indeterminado

Nesta segunda-feira (27), eles entram em greve por tempo indeterminado, juntamente com mais sete Estados federados.

Os servidores do Ministério Público da União (MPU) e do Poder Judiciário estão sem reajuste salarial desde 2006, quando tiveram aprovado o último Plano de Cargos e Salários (PCS), contabilizando perdas efetivas de poder aquisitivo face à inflação acumulada do período, que variou de dezembro/2006 até julho/2012, entre 46,77% (IGPM), 37,85% (INPC) e 35,58% (IPCA).

“Esperamos que o ministro seja um braço direito da nossa luta”, afirmou Cristiano Oliveira, servidor do Ministério Público da União.

 

Fotos: Silvio Oliveira

Leia também:

Servidores do Poder Judiciário Federal também entrarão em greve

Mais Notícias de Cotidiano
Flávia Pacheco
18/09/2025  18h27 Aracaju registra queda de 33% no índice de infestação do Aedes aegypti
Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya
Reprodução e Vinícius Schmidt/Metrópoles
18/09/2025  17h59 Jojo Toddynho recusa se retratar com PT e audiência termina sem acordo
Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro
Sedetec
18/09/2025  17h47 Retomada da Fafen em Sergipe deve gerar 1.400 empregos
Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025
PCSP
18/09/2025  17h35 Novo suspeito de morte de ex-delegado-geral de SP tem prisão decretada
Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime
Erick O'Hara/Reprodução
18/09/2025  16h51 Prefeitura de Aracaju antecipa salários de setembro para sexta-feira, 19
Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado