Sesc realiza mutirão de saúde aos feirantes do Ceasa
Cotidiano 22/08/2012 12h00 |Por Fernanda Araujo
Excesso de carga horária, distância dos filhos, despesas e baixa renda são algumas das dificuldades enfrentadas pelos feirantes em seu dia-a-dia. Há 20 anos como feirante, Vera Lúcia Nunes trabalha 14 horas por dia para garantir o sustento de sua família.
Essas dificuldades também são constantemente enfrentadas por Terezinha Francisca dos Santos que, separada do marido, prepara o almoço de seus quatro filhos durante a madrugada. Em seguida vai ao Ceasa enfrentar mais 13 horas de vendas na sua barraquinha de frutas.
Comemorando o Dia do Feirante em 25 de agosto, a equipe do Sesc levou aos feirantes do Ceasa de Aracaju, na manhã desta quarta-feira (22), ações do Programa Mesa Brasil Sesc. O projeto tem o objetivo de arrecadar alimentos para instituições sociais cadastradas no programa, em parceria com doadores de alimentos. Os feirantes são parceiros fiéis dessa ideia.
Aferição de pressão arterial, teste das taxas de glicemia no sangue, verificação do índice da massa corpórea, amostra dos tipos de câncer e modos de prevenção, além de levar informações dos sintomas e de como prevenir DSTs, inclusive Aids, são as ações voltadas aos 50 feirantes que contribuem semanalmente com o Mesa Brasil.
“Estamos aqui hoje para agradecer e retribuir essa parceria com os feirantes, trazendo para eles uma oportunidade de cuidar um pouco da saúde. Para que eles possam se atentar mais, pois muitas vezes eles não têm tempo para se dirigir à uma unidade de saúde”, explica a coordenadora do programa na capital, Jaqueline Lima.
“Esse trabalho é excelente. Eles fazem relatórios, é um trabalho bem feito e tudo regular. A cada três meses eles fazem o relatório da quantidade de alimentos, de quem doa e não doa. É coisa séria”, avalia Vera Lúcia.
Vera Lúcia Nunes Jaqueline Lima
Foto: Fernanda Araujo


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia