SSP satura policiamento contra homicídios em Aracaju e Socorro
Cotidiano 27/08/2012 11h03 |
É com abordagens e presença mais ostensiva em áreas críticas que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) vem prevenindo a ocorrência de homicídios em Aracaju e nos municípios da região metropolitana. Cerca de sessenta integrantes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram moblizados neste domingo, 26, para reforçar as ações na capital e em Nossa Senhora do Socorro.
"Fizemos cerca de oito pontos de bloqueio nas principais vias de ligação entre as duas cidades, com blitz. No entorno desses locais, realizamos rondas pelas ruas próximas", disse o comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente-coronel Jackson do Nascimento. "A operação iniciou à tarde e se estendeu pela noite", reforçou.
Foi empregado um efetivo extraordinário, ou seja, além do que já é escalado diariamente. "Convocamos policiais militares das nossas unidades de trânsito e também alunos do CFS [Curso de Formação de Sargentos] para reforçar as ações nas áreas em com maior ocorrência de homicídios. O foco é apreender armas e procurados pela justiça", justificou.
Em contrapartida, a Polícia Civil ativou duas unidades em regime de plantão, para apoiar a PM na confecção de autos de prisão em flagrante. "Também funcionamos atendendo à população na prestação de boletins de ocorrência, por exemplo", comentou a delegada Mayra Moinhos, que esteve à frente do turno na 5ª Delegacia Metropolitana, no conjunto João Alves Filho, em Socorro.
A 3ª Delegacia Metropolitana, no bairro Santos Dumont, na capital, também foi ativada durante o domingo, das 14h às 18h. "Essas duas unidades foram acionadas para apoiar a PM e evitar sobrecarregar a Delegacia Plantonista, no Centro, que teve seu funcionamento normal para toda a região metropolitana e Aracaju", acrescentou Mayra.
As operações são uma determinação do secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, baseado nos números da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) da própria SSP, que revelam a ocorrência de grande parcela dos crimes de homicídios com mais intensidade em determinadas regiões e em dias e horários estabelecidos.
“De posse desses dados estamos planejando nossas ações. O sucesso da operação ocorrida no último domingo foi muito positivo, por isso estamos repetindo e ampliando. Vamos continuar com essas operações em todo o Estado. A ideia é diminuir o registro de crimes, principalmente de homicídios”, pontuou João Eloy.
Fonte: Asscom/SSP
Fotos: Allan de Carvalho/SSP


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia