Suspeito de golpe do falso número em Sergipe é preso em Florianópolis
Golpista se passava por familiar ou amigo da vítima, pedindo dinheiro com urgência Cotidiano | Por F5 News 09/07/2024 18h21 - Atualizado em 09/07/2024 18h38 |Um homem foi preso em Florianópolis, Santa Catarina, na última terça-feira (9), acusado de aplicar o Golpe do Falso Número, também conhecido como Golpe do WhatsApp Fake. A operação, denominada "Oi, esse é o menu número novo", foi realizada pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de Sergipe, com a colaboração da Polícia Civil catarinense.
Segundo o diretor do Depatri, delegado André Baronto, a investigação iniciou após uma vítima receber contato de alguém se passando por sua filha, que reside fora de Sergipe. O golpista conseguiu persuadir a vítima de que era sua filha, levando-a a realizar transferências bancárias.
“A partir da investigação e análise de dados, identificamos que o suspeito residia em Florianópolis e era natural de Goiás, com histórico anterior por porte de arma e tráfico de drogas. Iniciamos então o trabalho conjunto com a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI)”, explicou o delegado.
Durante o cumprimento do mandado de busca, foram apreendidos notebooks e celulares, supostamente utilizados pelo homem na prática do golpe.
A Operação “Oi, esse é o menu número novo” recebeu esse nome para alertar a população sobre a forma como o golpe é iniciado, geralmente com a mensagem “Oi, esse é o meu número novo”, onde o golpista finge ser um conhecido da vítima e solicita transferências bancárias urgentes ou pagamentos de boletos sob falsos pretextos de emergência.





