Taxistas clandestinos ganham renda extra em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Taxistas clandestinos ganham renda extra em Aracaju
Sindicato diz que mais de 250 taxistas da Barra dos Coqueiros rodam ilegalmente em Aracaju
Cotidiano 19/07/2011 16h15 |


Por Silvio Oliveira

 

“Os taxistas clandestinos do interior têm tomado uma fatia do bolo que é dos taxistas de Aracaju”, reclama o presidente do Sindicato dos Taxistas, Valdson Azevedo, ao se referir à enxurrada de táxis que circulam ilegalmente na capital sergipana. Para se ter uma ideia, dos cerca de 350 taxistas cadastrados na Barra dos Coqueiros, 100 são de lotação e mais de 250 fazem corrida livremente em Aracaju como táxi de bandeira.

 

Nos pontos dos shoppings da capital é corriqueiro observar taxistas do interior pegando passageiros. A dona de casa Ana Carla Santos disse que ficou surpresa quando um táxi de outro município estava na fila do ponto. Ela reconheceu que não era de Aracaju por conta da cor de faixa. “Eu tive dúvida se eu deveria pegar aquele táxi, mas ele disse que não tinha problema e entrei. Ele cobrou a bandeira de Aracaju”, relata.

 

Para circular na capital, o taxista tem que ser registrado na SMTT de Aracaju e pertencer a um ponto específico da mesma cidade. O veículo recebe uma faixa especial e há uma tabela de bandeirada específica. O fato é que outros veículos da Grande Aracaju, quer  sejam de bandeira quer particular ou de lotação, têm trazido passageiros ilegalmente para a capital e circulado na cidade na busca de novos passageiros.

 

De acordo com Valdson Azevedo, historicamente isso vem acontecendo sem ter uma fiscalização adequada. “Até os táxis lotação, que são autorizados a entrar na capital, deixar o passageiro e voltar, tem circulado na cidade. Eu posso levar um passageiro em Nossa Senhora do Socorro, mas não posso circular como táxi bandeira na cidade. Aqui em Aracaju, eles circulam livremente”, afirma.

 

O presidente do Sindicato diz que houve várias reuniões com a coordenação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aracaju com o intuito de melhorar a fiscalização do transporte de passageiros clandestino, porém ainda não foi resolvida a situação. “O próprio Major Paiva (Diretor de Trânsito da SMTT) já disse que, infelizmente, não pode combater sozinho”, ressalta.

 

A assessoria da SMTT informou que a fiscalização acontece e o órgão vai intensificar a fiscalização. Há confirmação de que inúmeras vezes a direção da SMTT se reuniu com o Sindicato dos Taxistas de Aracaju para resolver o problema e outras medidas também deverão ser adotadas, como a intensificação da cor da faixa nos veículos de Aracaju, a fim de que a população possa melhor identificá-lo.

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
23/08/2025  16h30 Batida da música influencia os tipos de memórias lembradas, diz estudo
Pesquisadores mostram que nível de energia e traços acústicos de músicas afetam se lembranças evocadas serão alegres ou melancólicas
Obi-Rakhmat/ PLOS One
23/08/2025  15h00 Pontas de flechas de 80 mil anos sugerem fabricação por neandertais
O uso de flechas há 80 mil anos por grupos de humanos ajuda pesquisadores a montarem a linha evolutiva dos seres humanos
Freepik
23/08/2025  14h00 Reduzir consumo de álcool em 20% evitaria milhares de mortes no Brasil
Estudo da Fiocruz aponta que o álcool foi responsável por 104 mil mortes em 2019. Queda proporcional evitaria até duas mortes por hora
Asscom
23/08/2025  13h30 MODE: quando a busca por músculos se transforma em transtorno alimentar
Especialista alerta para riscos do excesso na busca por músculos entre jovens
BPRv
23/08/2025  12h01 Homem morre atropelado pelo próprio caminhão em Canindé de São Francisco

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado