Técnicos da UFS sinalizam fim da greve; professores permanecem | F5 News - Sergipe Atualizado

Técnicos da UFS sinalizam fim da greve; professores permanecem
Cotidiano 21/08/2012 13h00 |


Por Fernanda Araujo

Os comandos locais de greve da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tanto dos técnicos quanto dos professores, promoveram assembleias nesta terça-feira (21). Os encontros ocorreram nos auditórios da Reitoria e da Associação dos Docentes da UFS (Adufs – foto principal), respectivamente.

O objetivo das categorias foi discutir os encaminhamentos da greve e avaliar as propostas do governo e do Comando Nacional de Greve (CNG). Há dois meses em greve, a presidente Edjanária Borges, do Sindicato dos Técnicos da UFS (Sintufs), afirma que a paralisação dos técnicos pode chegar ao fim hoje. “Vamos avaliar a saída ou não da greve e a proposta do governo (15.08% de reajuste para os próximos três anos). Essa proposta está aquém do que esperávamos, mas é uma proposta que veio”, afirma.

Segundo a sindicalista, apesar do aumento de três salários mínimos no piso salarial não ter sido contemplado, houve avanços na progressão da carreira. “Com relação ao piso e a variação de um padrão para outro, conseguimos a elevação de 3,7% para 2014 e 3,8% para 2015, o que mesmo assim não era o esperado. A estrutura da nossa carreira não foi vencida e continua a paridade entre os aposentados”, explica Edjanária.

Caso a greve acabe, os técnicos voltarão ao trabalho a partir da próxima segunda-feira (27). Porém, uma nova agenda de negociações estará em andamento para ser discutida com o governo de Sergipe em 180 dias, a partir de setembro. São itens pendentes como racionalização de cargos, terceirização, reposicionamento de aposentados, redimensionamento das vagas e democratização na Universidade, entre outros.

Adufs

Para pressionar as negociações a Adufs pretende continuar a greve que já dura 96 dias. O professor Fernando Sá avalia que a categoria permanece fortalecida, apesar de algumas universidades terem saído - segundo ele, algumas de uma forma "atabalhoada".

"Numa proposta golpista nós temos mantido a greve e estamos agora discutindo uma contraproposta que o CNG fez para apresentar ao governo, para mostrar que não somos intransigentes. Estamos abrindo mão do piso salarial, onde teve uma redução”, disse.

Os docentes pedem intervenção do Congresso em Brasília, onde acontecerá uma reunião nesta quinta-feira (23) com a Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. “Até o momento o governo não mostrou nenhuma intenção de negociar, as ações que estamos fazendo em Brasília são no sentido de abrir a negociação. Se o governo aceitar a contraproposta com certeza nós encerramos a greve”, antecipa Sá.

Para marcar os 100 dias de greve, nesta quarta-feira, professores, estudantes e entidades federais em greve farão mais uma passeata pelo centro de Aracaju com concentração na Praça Fausto Cardoso, a partir das 8h. Em seguida, na sexta-feira os manifestantesfarão no Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart) às 16h, apresentação teatral, oficinas e atividades como aula pública. À noite acontecerá o forró dos 100 dias de greve que será aberto ao público.

Foto: Fernanda Araujo

Mais Notícias de Cotidiano
Flávia Pacheco
18/09/2025  18h27 Aracaju registra queda de 33% no índice de infestação do Aedes aegypti
Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya
Reprodução e Vinícius Schmidt/Metrópoles
18/09/2025  17h59 Jojo Toddynho recusa se retratar com PT e audiência termina sem acordo
Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro
Sedetec
18/09/2025  17h47 Retomada da Fafen em Sergipe deve gerar 1.400 empregos
Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025
PCSP
18/09/2025  17h35 Novo suspeito de morte de ex-delegado-geral de SP tem prisão decretada
Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime
Erick O'Hara/Reprodução
18/09/2025  16h51 Prefeitura de Aracaju antecipa salários de setembro para sexta-feira, 19
Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado