TJ mantém suspensão de decisão do TCE sobre transporte em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Transporte público
TJ mantém suspensão de decisão do TCE sobre transporte em Aracaju
Decisão cita falhas no edital, vício de competência e falta de recursos para execução do contrato
Cotidiano 07/08/2025 09h40 - Atualizado em 07/08/2025 13h25 |


O Tribunal de Justiça de Sergipe atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral do Município de Aracaju e manteve suspensa a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que obrigava o prosseguimento da licitação do transporte público na Grande Aracaju.

Na decisão liminar, o desembargador Cezário Siqueira Neto considerou que não houve anulação formal da licitação por parte da Prefeitura ou do consórcio responsável, o que torna sem sentido a tentativa de suspender um ato que não existiu. Também apontou que o próprio TCE já havia reconhecido falhas graves no edital e afirmado, anteriormente, que não poderia interferir em contratos que já foram assinados.

Além das inconsistências jurídicas apontadas, a decisão liminar também identificou possível vício de competência na atuação do conselheiro relator, o que reforça os argumentos da Procuradoria quanto à irregularidade da medida cautelar.

A Justiça destacou ainda que já existe uma decisão judicial anterior, da 18ª Vara Cível, que suspendeu o andamento da licitação, o que impede o TCE de mandar continuar o processo.

Outro problema apresentado pela Prefeitura é a falta de recursos por parte de um dos municípios do consórcio, que previu apenas R$ 1 mil no orçamento, quando o necessário seria mais de R$ 28 milhões, o que inviabilizaria a execução do contrato.

Com a liminar, a decisão do TCE fica suspensa até que o Tribunal de Justiça analise o mérito do mandado de segurança.

“A Procuradoria do Município demonstrou, com base técnica e jurídica, que ainda havia pontos a serem esclarecidos antes do prosseguimento da licitação. Temos profundo respeito pelo papel do Tribunal de Contas, mas entendemos que, neste caso, a medida cautelar precisava ser revista para evitar riscos à gestão e ao interesse público. A liminar garante esse tempo necessário para que tudo seja analisado com responsabilidade”, ressalta Hunaldo Mota, procurador-geral do Município de Aracaju.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Mais Notícias de Cotidiano
Redes Sociais/Reprodução
09/08/2025  12h54 Pastor de 65 anos é morto a facadas em São Domingos
Reprodução
09/08/2025  11h15 Vídeo: acidente em toboágua deixa ferido e inunda área de navio de luxo
Redes Sociais/Reprodução
09/08/2025  10h39 Motociclista morre e passageiro fica ferido após acidente em Aracaju
Sergas/Ascom
09/08/2025  09h23 Taxistas e motoristas de aplicativo comemoram redução na tarifa do GNV
Policia Civil/Reprodução
09/08/2025  09h01 Agiota é preso por reter cartões de idosos e benefícios sociais em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado