TJ/SE e Pastoral Carcerária discutem ações de ressocialização de internos | F5 News - Sergipe Atualizado

TJ/SE e Pastoral Carcerária discutem ações de ressocialização de internos
Trabalho de humanização em presídios é necessário para retorno ao convívio social
Cotidiano 30/06/2011 15h18 |


O trabalho de humanização dos presos é necessário para que estes retornem ao convívio social mais conscientes das suas obrigações e direitos. E, assim, não voltem a cometer crimes.

 

Há 24 anos a Pastoral Carcerária em Sergipe acompanha e dá assistência religiosa a detentos e a seus familiares. Na manhã desta quinta-feira, 30, representantes da sociedade civil e do Judiciário se reuniram na sede do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), em Aracaju.

 

Na ocasião, o coordenador da Pastoral Carcerária no Nordeste, Carlos Antônio de Magalhães, conhecido como Magal da Pastoral, apresentou as ações desenvolvidas pela igreja católica dentro do sistema carcerário.

 

"Essa reunião tem como objetivo fortalecer a ressocialização dos presos. Para isso, apresentamos projetos que estão dando certo nos Estados de Goiás, Rio Grande do Sul e Acre. Dessa forma, estamos sendo um elo de comunicação de práticas que são bons exemplos", afirmou Magal.

 

O presidente do TJSE, Desembargador José Alves Neto, e o Corregedor-Geral, Desembargador Netônio Bezerra Machado, mostraram interesse pelas propostas, que deverão ser analisadas e adaptadas para a realidade sergipana.

 

"Todas as sugestões são viáveis de serem executadas. Este foi um primeiro encontro, muitos assuntos serão debatidos posteriormente. Primeiro vamos analisar as possibilidades e enviar um representante para conhecer de perto a execução desses projetos em outros Estados", disse o Presidente José Alves.

 

O coordenador nacional da Pastoral Carcerária, Padre Valdir João Silveira, e a coordenadora da Organização Social na Arquidiocese de Aracaju, Maria Rita Bizerra Lopes; a Juíza Auxiliar da Presidência Suyene Barreto, o Juiz Corregedor Rômulo Mesquita e o Juiz da Vara de Execuções Criminais, Hélio Mesquita, também participaram da reunião.

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
23/08/2025  16h30 Batida da música influencia os tipos de memórias lembradas, diz estudo
Pesquisadores mostram que nível de energia e traços acústicos de músicas afetam se lembranças evocadas serão alegres ou melancólicas
Obi-Rakhmat/ PLOS One
23/08/2025  15h00 Pontas de flechas de 80 mil anos sugerem fabricação por neandertais
O uso de flechas há 80 mil anos por grupos de humanos ajuda pesquisadores a montarem a linha evolutiva dos seres humanos
Freepik
23/08/2025  14h00 Reduzir consumo de álcool em 20% evitaria milhares de mortes no Brasil
Estudo da Fiocruz aponta que o álcool foi responsável por 104 mil mortes em 2019. Queda proporcional evitaria até duas mortes por hora
Asscom
23/08/2025  13h30 MODE: quando a busca por músculos se transforma em transtorno alimentar
Especialista alerta para riscos do excesso na busca por músculos entre jovens
BPRv
23/08/2025  12h01 Homem morre atropelado pelo próprio caminhão em Canindé de São Francisco

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado