Três perguntas sobre excesso de álcool para a nutricionista Sophia Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Três perguntas sobre excesso de álcool para a nutricionista Sophia Rocha
Para muitos, a festa inclui consumo de bebidas alcoólicas, não raro sem moderação
Cotidiano | Por F5 News 31/12/2023 08h30 |


Durante as festas de fim de ano, o consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar nas reuniões de família ou amigos. Porém, essa ingestão, muitas vezes sem moderação, exige que sejam redobrados os cuidados antes das festas e após também. 

Na maioria das vezes, o excesso de álcool causa sintomas que, na verdade, são sinais do organismo humano que algo não está certo, já que, biologicamente, ele não foi criado para digerir grande quantidade de álcool. Entre os incômodos estão dor de cabeça, enjoo, sensibilidade à luz e ao som e sede. 

A longo prazo, esse consumo pode trazer vários problemas à saúde, como cirrose hepática e doenças cardiovasculares. Além disso, é comum que o excesso de álcool esteja atrelado a  problemas externos, como acidentes de trânsito e brigas.

Se for ingerir álcool, fazê-lo de forma responsável é sempre a melhor escolha, porém, pensando em evitar transtornos físicos, F5 News conversou com a nutricionista Sophia Rocha. Ela explicou o que pode ser feito para aumentar a resistência ao álcool e também nos casos da famosa ressaca. Confira: 

O que deve ser feito antes para evitar ressaca após o consumo de bebida alcoólica? 
Se alimentar em quantidade e qualidade suficiente antes de consumir o álcool, além de se hidratar bastante devido ao fato do álcool causar desidratação no corpo, o que leva muitas vezes à ressaca. Não existe especificamente um alimento, mas é importante uma quantidade adequada de carboidratos, que vão ajudar na digestão desse álcool, causando um efeito mais lento na sua absorção.

E depois da festa, o que pode ser feito para amenizar os sintomas do excesso de bebida? 
Bastante água durante todo o dia, até mesmo água de coco. Será preciso repor a perda de líquido e eletrólitos causada não só pelo álcool, mas também pela diurese exacerbada que ele mesmo promove.

Fisiologicamente, o que acontece no organismo humano para que os sintomas da ressaca sejam tão presentes?
O álcool, quando metabolizado pelo fígado, libera uma substância tóxica chamada acetaldeído, que promove um aumento de desidratação no corpo, e isso faz com que todo o corpo reaja a esse acontecimento.

Então, se não ingerido acompanhado de alguma comida, intercalando entre água e bebida alcoólica, ele promove um desequilíbrio no corpo, que leva aos sintomas da ressaca.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Douglas Sena/F5 News
01/10/2025  05h00 Outubro começa com tempo instável em Aracaju; veja previsão desta quarta (1)
Reprodução/PMSE
30/09/2025  17h10 Dupla é presa na Orla de Atalaia por tráfico de drogas
Freepik
30/09/2025  16h14 Seis cidades de Sergipe têm alto índice de infestação do Aedes aegypti
Dani Santos
30/09/2025  15h57 Campanha de Vacinação Antirrábica em São Cristóvão começa nesta sexta (3)
Polícia Cívil/Reprodução
30/09/2025  14h54 Investigado de dois homicídios de Umbaúba é localizado na Bahia

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado