Trio é preso por golpe da falsa central e lesar vítima em R$ 60 mil
Criminosos foram flagrados em Aracaju com dinheiro, cartões e maquinetas; vítima confirmou o golpe por videoconferência Cotidiano | Por F5 News 07/08/2025 18h23 |Três homens foram presos em flagrante nesta quarta-feira (6) pela prática do Golpe da Falsa Central Telefônica, durante uma ação da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri). O grupo foi localizado em um posto de combustível no bairro Farolândia, Zona Sul de Aracaju.
De acordo com o delegado Érico Xavier, a polícia recebeu uma denúncia sobre movimentações suspeitas no local, com grande fluxo de dinheiro em um caixa eletrônico. No momento da abordagem, os suspeitos estavam com grande quantia em espécie, maquinetas de cartão e cartões bancários em nome de terceiros.
“Após entrevista com os suspeitos, parte deles confirmou que estavam no local para receber valores provenientes de golpes digitais”, explicou o delegado.
Durante a ação, uma das vítimas foi localizada e, por videoconferência, confirmou que havia acabado de cair no golpe, tendo perdido R$ 60 mil. A vítima é moradora do estado de Goiás.
Além das prisões, foram apreendidos cartões bancários, dinheiro oriundo do golpe, maquinetas de cartão e um veículo. Os três homens foram autuados em flagrante e encaminhados para audiência de custódia. A Justiça decidirá se eles responderão ao processo em liberdade ou em prisão preventiva.
Como funciona o golpe
Segundo o diretor do Depatri, André Baronto, o Golpe da Falsa Central Telefônica é executado por criminosos que se passam por atendentes de instituições financeiras. Eles entram em contato com a vítima alegando fraudes ou débitos na conta bancária, induzindo-a a fornecer dados sensíveis ou até realizar transferências.
“O golpista ganha a confiança da vítima com argumentos falsos, e ela acaba entregando informações ou dinheiro. Às vezes, até o número que aparece no celular da vítima é o mesmo do gerente do banco, por técnicas de falsificação de chamadas”, explicou Baronto.
Como se proteger
A principal recomendação é não continuar a ligação. Ao receber qualquer contato suspeito, a vítima deve desligar imediatamente e ligar para os canais oficiais do banco, preferencialmente usando os números salvos na agenda ou impressos no próprio cartão.
“É fundamental manter a calma, não agir por impulso e jamais compartilhar informações pessoais ou bancárias por telefone”, alertou o delegado.





