Tubarão-boca-grande encontrado em Sergipe será exposto no Projeto Tamar
Espécie inofensiva e pouco vista no mundo chega ao Oceanário de Aracaju para exibição inédita na América Latina Cotidiano | Por F5 news 22/07/2025 16h56 - Atualizado em 22/07/2025 17h08 |Um exemplar raro do tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios), espécie descoberta em 1976 e considerada uma das maiores do Oceano Atlântico, será exposto no Museu da Fundação Projeto Tamar, em Aracaju. O animal, um macho de 4,7 metros, foi encontrado morto no dia 5 de julho em Sergipe e agora será o primeiro da espécie a ser exibido em um centro da América Latina.
Diferente da maioria dos tubarões, o tubarão-boca-grande se alimenta por meio de um sistema de filtragem que captura pequenos organismos presentes na água. Apesar da enorme boca, é totalmente inofensivo aos seres humanos e pode pesar até uma tonelada.
Estima-se que apenas 274 tubarões dessa espécie tenham sido registrados no mundo, e no Nordeste brasileiro este é o segundo exemplar encontrado morto — o primeiro ocorreu no Piauí.
O corpo do tubarão encontrado em Sergipe não apresentava ferimentos aparentes, e os pesquisadores ainda investigam a causa da morte, pois não foram encontrados sinais de parasitas, pragas ou machucados provocados por equipamentos de pesca. Enquanto os exames não são conclusivos, o animal permanece em estado de conservação para futura exposição no Oceanário de Aracaju.





