UFS abre inscrições para mestrado e lança primeiro doutorado em Comunicação
São 30 vagas disponíveis para ingresso em 2026; inscrições seguem até 30 de setembro Cotidiano 01/09/2025 17h03 - Atualizado em 01/09/2025 17h37 |O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM/UFS) anunciou nesta segunda-feira, 1, a abertura do processo seletivo para as turmas de 2026 dos cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições se iniciam dia 01 e seguem abertas até 30 de setembro, podem ser realizadas exclusivamente online. A seleção deste ano representa um marco para a instituição com o lançamento da primeira turma do Doutorado em Comunicação, consolidando o programa como um polo de pesquisa na região Nordeste.
Ao todo, serão ofertadas 20 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado. Podem se inscrever candidatos graduados em qualquer área do conhecimento, apresentando projetos em uma das seguintes linhas de pesquisa: Produtos, Processos e Discursos Midiáticos ou Cultura, Economia e Políticas da Comunicação.
A criação do Doutorado é um marco para o PPGCOM/UFS, que há mais de 10 anos atua na formação de mestres na área. O novo curso eleva o programa a um patamar de excelência, possibilitando o aprofundamento das pesquisas e a formação de doutores. “O doutorado é um marco que eleva nosso programa a um novo patamar de formação de excelência. Ter um curso aqui em Sergipe tem um impacto que vai além da universidade, pois nos permite aprimorar o cenário da Comunicação local e, principalmente, produzir um saber localizado, pensando a comunicação a partir da nossa própria realidade”, afirma Greice Schneider, coordenadora do PPGCOM.
O corpo docente do programa também celebra a conquista. Para o professor doutor Carlos Eduardo Franciscato, o doutorado qualifica a produção científica na área. “Com o doutorado, alcançamos um nível de pesquisa mais avançado. O curso vai receber alunos que já têm uma trajetória acadêmica para desenvolverem, ao longo de quatro anos, pesquisas de longo prazo, dedicadas a enfrentar os dilemas e os desafios para compreender a comunicação hoje”, destaca.
Já o professor Josenildo Luiz Guerra ressalta a conexão do novo curso com a sociedade. “O doutorado representa um grau de maturidade que a gente alcança na pesquisa na área de comunicação, nos colocando no cenário nacional como um programa capaz de produzir conhecimento com um padrão consolidado de pesquisa na área. Isso é fruto de muito trabalho nos anos precedentes do mestrado, de docentes, de discentes, enfim, de toda a equipe. A gente fica muito orgulhoso de ter conquistado o doutorado e o que ele pode abrir de oportunidades, tanto para nós quanto para a comunidade”, conclui.
O processo seletivo será dividido em etapas que incluem a análise do projeto de pesquisa, prova oral (entrevista) e, especificamente para os candidatos ao doutorado, a avaliação do Currículo Lattes.
Sobre o PPGCOM/UFS
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe tem como objetivo a formação de pesquisadores e docentes de alto nível. Reconhecido por sua excelência e com conceito 4 na CAPES, o programa contribui ativamente para o avanço da pesquisa em Comunicação no Brasil, com um corpo docente qualificado e uma produção científica relevante.
Fonte: UFS





