UFS sedia VIII Encontro Anual da Rede Ciência para a Educação
Evento acontece no dia 18 de outubro, com transmissão simultânea inédita entre regiões Cotidiano 14/08/2025 09h31 |No próximo dia 18 de outubro, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediará a edição Nordeste do VIII Encontro Anual da Rede Ciência para a Educação, um evento nacional que, pela primeira vez, ocorrerá de forma simultânea em todo o país.
A Rede Ciência para Educação é uma iniciativa voltada para a pesquisa translacional em educação, ou seja, a aplicação de resultados de pesquisas científicas para melhorar a prática educacional e políticas públicas educacionais.
De acordo com Raquel Meister Ko Freitag, professora do Peograma de Pós-graduação em Letras da UFS (PPGL) e uma das organizadoras do evento, a participação da instituição nesta iniciativa pioneira de expandir a educação da Rede para envolver mais professores leva a pesquisa translacional para um público que nem sempre consegue se deslocar para as cidades onde costumam acontecer esses encontros.
Dentre as temáticas propostas para este ano, “Abordagens socioemocionais na prática como pesquisa translacional”, ela explica se tratar de duas questões muito sensíveis e salientes nas escolas atualmente: ansiedade e violência
“É uma forma de fazer os debates se expandirem. Nas nossas pesquisas na UFS, temos resultados que podem contribuir para estes problemas, em alinhamento à prática translacional da rede CpE. No escopo do projeto ‘Impactos da pandemia de Covid-19 na linguagem da criança e do adulto: foco no desenvolvimento e na aprendizagem da leitura’, projeto de rede que integra pesquisadores da UFSC, UFS, UFC, UFRN, PUC-RIO, PUC-RS, UFAC e UFRA , e de cuja equipe participo com os colegas Julian Tejada e Isabel Michelan de Azevedo, temos resultados de pesquisa relacionados à regulação emocional, que podem auxiliar professores em sala de aula a lidar com a ansiedade e a regulação emocional dos estudantes, por exemplo”, explica.
Ela ainda destaca que, no escopo do projeto Observatório dos preconceitos na rede estadual de ensino de Sergipe: Modelos de convivência para resolução de conflitos nas escolas (Edital FAPITEC/SE/SEDUC N 09/2021), desenvolvido na UFS no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, foram elaborados protocolos para lidar com situações de violência na escola, em especial às relacionadas aos preconceitos.
“Assim, neste evento, queremos apresentar para as escolas respostas práticas a problemas que demandam ação cuidadosa e cientificamente embasada. O evento da rede CpE aqui na UFS será esta oportunidade”, comenta.
Realize a inscrição no link Clique aqui
Fonte: UFS





