Vazamento na Adutora do São Francisco afeta abastecimento da Grande Aracaju
Manutenção emergencial da Deso deve interromper fornecimento até sexta-feira (22), com restabelecimento gradual previsto para a noite Cotidiano | Por F5 News 20/08/2025 16h21 |A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informou que realizará, a partir da meia-noite desta quinta-feira (21) para sexta-feira (22), uma manutenção emergencial na Adutora do São Francisco. O serviço será necessário após a identificação de um vazamento em uma tubulação de 1000 milímetros, localizada nas proximidades da BR-101, atrás do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em Propriá.
De acordo com a companhia, o equipamento danificado é responsável por conduzir a água bruta captada no Rio São Francisco até a Estação de Tratamento João Ednaldo, que abastece os municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.
Durante a intervenção, a produção de água tratada ficará temporariamente interrompida, afetando o fornecimento do insumo à concessionária Iguá Sergipe, responsável pela distribuição nessas localidades.
A previsão da Deso é que o abastecimento comece a ser restabelecido de forma gradual a partir da noite de sexta-feira (22), após a conclusão dos serviços, cujo prazo estimado é de até 24 horas.
A companhia destacou ainda que equipes técnicas e operacionais já estão mobilizadas para a execução do reparo com o objetivo de reduzir os impactos à população e restabelecer a normalidade no menor tempo possível.





