Alimentos e produtos relacionados à Copa estão na mira dos consumidores
A pesquisa foi realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) Economia | Por F5 News 11/11/2022 15h40 |A tradicional e tão aguardada Black Friday ocorre no próximo dia 25, última sexta-feira do mês. Neste ano, os brasileiros irão aproveitar para encher a dispensa e se preparar para a Copa do Mundo, realizada a partir do dia 20.
De acordo com o levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Shopper Experience, carne, arroz, feijão, óleo e leite estão na lista de compras dos consumidores nesta Black Friday. Já a pesquisa “Perfect Match”, Google, em parceria com a Offerwise, indica que 66% dos brasileiros pretendem comprar algum produto ou serviço voltado para a Copa do Mundo.
O economista e especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, explica que o preço elevado dos alimentos, em especial as carnes, nos últimos 12 meses, explica a intenção de compra por parte dos consumidores.
"Apesar das sucessivas deflações, o preço dos alimentos ainda não teve uma baixa significativa. Então, a realidade é que temos um acumulado de preços dos produtos da cesta básica e carnes, ainda altos", afirma o especialista.
Apesar das ofertas, a educadora financeira Aline Soaper alerta que é preciso atenção ao uso do cartão de crédito e antes realizar uma pesquisa de preços, seja nos supermercados ou no varejo, para economizar e não entrar em dívidas.
"A questão de usar o cartão de crédito para parcelar é uma boa oportunidade para você não se descapitalizar, mas, na maioria das vezes, as pessoas acumulam parcelas. Se o uso do cartão de crédito, com parcelamento, é nos supermercados, com a compra de alimentos, é ainda mais complicado, porque os alimentos vão acabar, e você ainda estará pagando as parcelas", ressalta Aline Soaper.
Ela lembra que existem outras duas datas festivas próximas: o Natal e o Ano Novo. Consequentemente, exigem uma maior organização para não correr o risco de estourar o orçamento dos meses seguintes.
Endividamento
Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que 79,3% das famílias estão endividadas e que 30% estão inadimplentes.
Nos cinco primeiros lugares do ranking das modalidades de dívidas estão o cartão de crédito (85,6%), os carnês (19,4%) e o crédito pessoal (9,1%).
No primeiro semestre de 2022, o mesmo levantamento da CNC, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), já tinha apontado que uma porcentagem considerável dos brasileiros estava recorrendo ao cartão de crédito para compras de necessidades básicas, como alimentos nos supermercados.





