Capacitação de agricultores é essencial para desenvolver cooperativas | F5 News - Sergipe Atualizado

Capacitação de agricultores é essencial para desenvolver cooperativas
Economia 17/05/2012 15h11 |


 

Experiência, trabalho e boa vontade não são o suficiente para que os agricultores aumentem suas vendas e conquistem novos mercados. O diferencial muitas vezes está no acúmulo de conhecimentos e na capacitação a que os produtores podem ter acesso, com o objetivo de modernizar sua rotina de produção. As chances de venda aumentam significativamente quando trabalhadores rurais se unem em torno de uma cooperativa e buscam melhorar a gestão e a comercialização de seus produtos, por exemplo.

É o caso da Cooperativa dos Produtores de Mandioca de Campo do Brito (Coofama), localizada no povoado Gameleira, em Campo do Brito, no interior de Sergipe, que há dois anos vem passando por uma grande transformação estrutural, graças à participação dos agricultores em diversas capacitações ligadas ao manuseio mais adequado dos alimentos e à gestão da produção. Depois de um longo trabalho de orientação realizado pelo Instituto GBarbosa (IGB), em parceria com o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil, os cooperados puderam adotar novas práticas para otimizar ainda mais o trabalho.

Criada há seis anos, a cooperativa contava apenas com 29 cooperados que comercializavam mandioca em feiras livres e pequenos mercados. No entanto, esse quadro começa a mudar. A partir do próximo mês, os 52 agricultores que atualmente compõem a cooperativa passarão a fornecer farinha e derivados da mandioca para grandes bandeiras, a exemplo da rede GBarbosa.

“Nossa demanda aumentará consideravelmente, com previsão de fornecimento mensal de mais de uma tonelada de farinha e outros itens como biscoitos de goma e macaxeira empacotada”, garante o agricultor Carlos Lapa, membro da Coofama.

Capacitação

De acordo com o agricultor, a atuação do instituto foi fundamental para estimular o crescimento da casa de farinha. “O marco definidor dessa nova fase foi a primeira visita que o Instituto GBarbosa fez à cooperativa. Os representantes do IGB identificaram nossos pontos fracos e nos apresentaram os padrões estruturais de outras casas. O resultado é a completa reforma que fizemos na nossa cooperativa, além das mudanças no manuseio da mandioca”, afirma Carlos Lapa.

 Para o gerente de Responsabilidade Social da rede GBarbosa, Fábio Oliveira, é nítido o desenvolvimento das cooperativas após os investimentos realizados em capacitação. “Os agricultores trabalham muito e têm domínio prático sobre aquela produção. No entanto, a produção passa por um avanço significativo a partir do momento que eles se abrem a novos horizontes. Hoje a Coofama será uma grande fornecedora para a rede de varejo, e isso é o resultado de muito investimento”, diz Fábio

Mais Notícias de Economia
 Brics/Divulgação
04/07/2025  08h20 Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio
Brasil é um dos fundadores do bloco de países do Sul Global
Governo de Sergipe
04/07/2025  08h16 Produção de petróleo em Sergipe aumentou 8,3%, em maio
Freepik
04/07/2025  07h18 Dólar é o menor em mais de um ano e Bolsa bate novo recorde histórico
Moeda americana caiu 0,29%, contada a R$ 5,40, nível mais baixo desde junho de 2024
Ascom/Sedetec
04/07/2025  07h17 Governo do Estado prospecta investimentos para Sergipe em Portugal
Agenda em evento realizado em Lisboa reúne líderes do Brasil e da Europa, que debatem temas como governança e tecnologia e promovem parcerias e negócios
Marcelo Camargo/Agência Brasil
03/07/2025  16h12 Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% no semestre
Queda nas vendas é atribuída a menos dias úteis no mês

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado