Arquivo Público de Sergipe divulga programação para as férias
A instituição segue aberta à visitação pública com visitas acompanhadas Entretenimento | Por Agência Sergipe 04/07/2025 16h17 |No aguardado período de férias escolares de unidades de ensino superior e técnico, o Arquivo Público Estadual de Sergipe (Apes), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seed), segue aberto ao público para visitação. Com funcionamento no horário das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira, o estabelecimento contará com atividades diversas para movimentar o mês de julho e atrair visitantes.
Às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, serão realizadas visitas guiadas no prédio da instituição, que tem 102 anos de uma trajetória marcada e encarregada de preservar e dar publicidade aos documentos produzidos pelo Poder Executivo ao longo de sua história, como correspondências oficiais, leis, decretos, mapas, fotografias, jornais, entre outros.
São aproximadamente dois milhões de registros administrativos e históricos, mais de seis mil obras bibliográficas em sua biblioteca e cerca de 2.700 fotografias e negativos no acervo iconográfico. Além disso, o espaço conserva, também, uma coleção de jornais e diários oficiais na hemeroteca, de mapas, projetos e plantas do acervo cartográfico.
A partir das 9h, às quartas-feiras, serão realizadas oficinas de leitura paleográfica, as quais instruem a decodificação e transcrição de documentos antigos. Alguns dos documentos utilizados datam do século XIX e retratam processos de escravização realizados na província de Sergipe.
Entre os dias 4 e 31 de julho, será apresentada uma exposição da emancipação política de Sergipe, data comemorada em 8 de julho. A mostra, que busca trazer a perspectiva de pessoas silenciadas na época, retrata sobre a presença de pretos e pardos no processo de luta pela independência do estado. Além disso, irá destacar o segundo batalhão de granadeiros do município de Santo Amaro, grupo criado para receber pretos e pardos para lutarem no processo de autogoverno sergipano.
A diretora do Apes, Sayonara Santana, convida o público a visitar o local. “O Arquivo Público de Sergipe é a instituição arquivística mais antiga do estado de Sergipe, e aqui as pessoas podem encontrar a sua história, a história de Sergipe. O prédio em si já traz uma atmosfera que nos leva ao passado, mas um passado que não está esquecido, está vivo aqui e nos ajuda a compreender também o presente”, destaca.





