Com alta dos juros, mercado espera queda nas vendas de imóveis em SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Com alta dos juros, mercado espera queda nas vendas de imóveis em SE
Sindicato dos Corretores estima que retração seja de, no mínimo, 10%
Economia 06/05/2015 17h00 |


Por Fernanda Araujo

As novas regras para o financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal começaram a valer na última segunda-feira (04). O que não muda são as operações de financiamento de habitação popular. A Caixa reduziu o limite de crédito e, no caso de casas e apartamentos financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a parcela dos recursos caiu de 80% para 50%. O Banco do Brasil também reajustou os juros das linhas de crédito para habitação.

Os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) passaram de 70% para 40%. Ou seja, os consumidores terão que dar de entrada até 60% do valor na compra de moradias usadas. A justificativa para a mudança, segundo a instituição, é que está havendo escassez de recursos da caderneta de poupança.

Mas, para os corretores, essa medida irá provocar uma retração no mercado imobiliário, diminuindo as vendas e afetando também os preços das propriedades. O presidente do Creci-SE, Sérgio Sobral, avalia que será uma grande perda se levar em conta que o mercado imobiliário equivale a 18% do PIB.

O mercado sergipano está temeroso. Segundo o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Sergipe, Marcos Moreira, nos primeiros meses desse ano houve desaceleração de vendas, cenário que tende a piorar. As vendas devem cair, no mínimo, 10%. Enquanto isso, a quantidade de imóveis no mercado é grande, inclusive, houve desaceleração em lançamento de novos imóveis.

“Aquela pessoa que iria hoje comprar um imóvel de R$ 100 mil, vai precisar dos 50% e mais os custos que da transferência do imóvel. Ou seja, se hoje está comprando o imóvel usado vai precisar em média 60% em cash para poder fazer a transferência e comprar o imóvel, isso se tiver condições de fazer financiamento pela renda dele. Eu espero que outras instituições bancárias (Santander, Bradesco) comecem a abrir linha de crédito para financiamento de imóvel. Vai depender muito da instituição como vai trabalhar”, explica.

Entidades de classe a nível nacional estão se mobilizando para reverter o que já foi adotado e evitar novas surpresas do gênero. O Sistema Cofeci-Creci orienta aos clientes que façam simulações de financiamento em, no mínimo, três instituições bancárias diferentes e, antes de comparar qual a melhor opção de crédito, esgotar todas as possibilidades de negociação com quem disponibilizou o imóvel ao mercado.

Com informações do Sistema Cofeci-Creci

Foto: Sílvio Oliveira/arquivo F5 News

Saiba mais

Já estão valendo as novas regras para financiar imóveis usados

Banco do Brasil eleva juros de financiamentos de imóveis

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Thiago Santos
15/01/2026 18h36 Vendas do varejo em Sergipe acumulam alta de 1,2% nos últimos 12 meses
Wenderson Araujo/Trilux
15/01/2026 13h40 IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Divulgação
15/01/2026 10h57 Produção de veículos cresce 3,5% em 2025
Fernando Augusto
15/01/2026 10h49 Codevasf projeta investimentos de R$ 153 milhões para o desenvolvimento em Sergipe
Freepik
15/01/2026 10h34 Dólar recua e Bolsa sobe com liquidação da Reag, Orçamento e varejo
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado