Confira lista com dicas de brechós de roupas em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Confira lista com dicas de brechós de roupas em Aracaju
Sebrae aponta crescimento de 48,5% no comércio de itens usados no primeiro semestre
Economia | Por Laís de Melo 10/09/2021 06h00 |


Um levantamento realizado pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, aponta crescimento de 48,58% no comércio de itens usados no Brasil no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período no ano passado. 

Conforme a pesquisa, esse é o maior aumento registrado nos últimos seis anos, o que demonstra que os consumidores estão cada vez mais procurando itens de segunda mão, como roupas e utensílios, entre outros artigos. Os brechós, por exemplo, estão em alta. 

Para a Receita Federal, a pandemia da covid-19, que aumentou o controle financeiro das famílias, e a preocupação cada vez maior com a preservação do meio ambiente, podem ter sido fatores que impulsionam o mercado de usados no país. 

Em Sergipe, de acordo com dados do Sebrae/SE, existem 59 empresas de comércio varejista de artigos usados e outras sete empresas de comércio varejista de antiguidades, que compreende empreendimentos com venda de moedas e selos de coleção, livros e revistas usados, material de demolição, e outros artigos usados, como móveis, utensílios domésticos, eletrodomésticos, roupas e calçados. 

Dentro deste universo de produtos de segunda mão, os brechós e bazares estão se afirmando como uma tendência em alta em Sergipe. F5News conversou com a jornalista Karla Pinheiro que, juntamente com a colega Eliane Andrade, abriu o brechó Belo Garimpo, de roupas novas e usadas, no ano de 2019. Segundo Karla, quando chegou a pandemia da covid-19, ela e a sócia acreditaram que as vendas iriam cair, no entanto, o resultado foi o contrário. 

“Na pandemia achamos que iríamos ter dificuldades, mas as vendas aumentaram em 2020. Este ano, por conta da crise financeira, deu uma diminuída, mas não estamos tendo problemas”, cita Karla. 

Na análise dela, o principal fator que impulsiona o negócio de produtos de segunda mão é o preço baixo, além da preocupação com a sustentabilidade, já que viabiliza um consumo mais consciente. 

“A pandemia trouxe a necessidade de rever a forma de consumo de uma forma geral. Até porque as pessoas perderam renda e entenderam que precisam economizar e consumir de uma forma mais consciente e aí entra o brechó, que traz a possibilidade de as pessoas se vestirem bem, gastando pouco”, disse a empresária ao portal. 

F5News preparou uma lista com os nomes e endereços de Instagram de alguns brechós que funcionam na capital sergipana. Confira abaixo:

1 - Brechó Belo Garimpo - @belogarimpobrecho 

2 - Brechó e Ateliê Chunlinda - @brechoeateliechunlinda

3- BrechóAju - @brechoaaju 

4 - Brechó e Ateliê Zero79 - @brechozero79

5 - Luli - @luli.loja 

6 - Brechó da Patrícia Leite - @brechopatricialeite

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
 Reinaldo Moura
26/07/2025  08h30 Pressionada por conta de luz, prévia da inflação de julho é de 0,36%
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
26/07/2025  07h00 Sergipe deve ser 3º estado mais impactado pelo tarifaço dos EUA
Reinaldo Moura/ASN
25/07/2025  19h55 Projeto Sergipe Águas Profundas terá licitação de plataformas em setembro
Aline Mussuca/Metrópoles
25/07/2025  17h09 Conta de luz ficará mais cara em agosto com bandeira vermelha patamar 2
GABRIEL PEREIRA/BANCO CENTRAL
25/07/2025  16h22 Banco Central lança moeda comemorativa de R$ 1 pelos 60 anos do órgão

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado