Projeto Sergipe Águas Profundas terá licitação de plataformas em setembro
Governo de Sergipe e Petrobras discutem investimentos Economia | Por F5 News 25/07/2025 19h55 |O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), reuniu-se nesta sexta-feira (25) com a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia dos Anjos, para tratar dos avanços do Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). O encontro destacou a licitação das duas unidades FPSO (plataformas flutuantes de produção, armazenamento e transferência), prevista para 30 de setembro, considerada um marco para o setor energético e a economia sergipana.
O SEAP prevê investimentos significativos na exploração de petróleo e gás natural em águas ultraprofundas. Segundo Mitidieri, o projeto tem potencial para produzir até 18 milhões de metros cúbicos de gás natural e 240 mil barris de petróleo por dia, volume que pode reposicionar Sergipe como polo estratégico no cenário energético nacional.
A diretora da Petrobras explicou que o adiamento da licitação por 45 dias ocorreu a pedido do mercado, devido ao elevado interesse de empresas internacionais. “Estamos confiantes na contratação e na definição de um cronograma sólido para a fase de implantação”, afirmou Sylvia dos Anjos.
Além do SEAP, a retomada da operação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras, também foi discutida. O governo estadual considera a unidade estratégica para o fortalecimento da cadeia agroindustrial.
Outro tema da reunião foi a inclusão de Sergipe no programa Autonomia e Renda, da Petrobras, que promove qualificação profissional e inclusão produtiva. O governador reforçou o pedido, especialmente visando as populações das áreas diretamente impactadas pelos investimentos.
Durante o encontro, a Petrobras também apresentou os investimentos no descomissionamento de plataformas na Bacia de Sergipe-Alagoas, atualmente a segunda maior do país nesse tipo de operação. Até 2029, estão previstas ações em 26 unidades, com investimentos estimados em US$ 1,7 bilhão. Para reforçar essas atividades, chegaram ao estado a plataforma Jack Up Arabia 1 e o navio Norwind Gale, que devem dobrar o número de trabalhadores embarcados até o fim do ano.
Fábio Mitidieri finalizou destacando o papel de Sergipe no novo ciclo energético brasileiro. “Energia é desenvolvimento, e Sergipe está no centro dessa transformação.”





