Doença dizimou dinossauros que viviam no interior de SP, revela estudo
A osteomielite atingiu os dinossauros presentes em solo paulista. Outro estudo já havia achado pistas sobre os efeitos causados pela doença Economia | Metrópoles 04/08/2025 14h00 |Pesquisadores brasileiros encontraram fósseis de seis saurópodes – conhecidos como dinossauros pescoçudos –, datados de 80 milhões de anos. Os animais do período Cretáceo foram localizados no município de Ibirá, no interior de São Paulo.
Os ossos apresentavam sinais de osteomielite, uma infecção grave nos ossos, causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. As evidências mostram que os dinossauros morreram com a condição ainda ativa, indicando que a doença foi provavelmente a causa da morte.
O estudo sobre as descobertas foi realizado por cientistas da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Ceará, da Universidade de São Carlos, em São Paulo, e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de contar com o apoio do Instituto de Estudos dos Hymenoptera Parasitoides da Região Sudeste Brasileira (IEHYPA-Sudeste). A pesquisa foi publicada no periódico The Anatomical Record em maio.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





