Expectativa de boas vendas é alta para o último mês do ano
Economia 01/12/2017 12h15 - Atualizado em 01/12/2017 12h19 |Por Saullo Hipolito
O Black Friday, época das maiores promoções no ano, já passou, entretanto as promoções continuam, como estratégia principal para atrair a população neste final de ano. A movimentação no Centro de Aracaju é grande e a expectativa por parte dos vendedores é que as vendas aumentem, já que esta é a época em que os trabalhadores formais recebem o décimo terceiro.
De acordo com os comerciantes, a movimentação tende a aumentar com a chegada do Natal e Ano Novo. Algumas lojas utilizam até promoções do Black Friday estendidas, para que o preço fique acessível à população aracajuana. Outra estratégia são os adereços e ornamentos, utilizados para deixar a loja mais bonita.
A servidora pública Débora Virgínea aproveita o salário recebido para comprar presentes para seus familiares. “Estou começando a fazer as compras para o fim do ano, primeiramente começo com uma triagem, avaliação de preços, para ver o que é necessário. O comércio está com bastante promoções, o que explica a grande movimentação nessa manhã”, disse a servidora, que vive a expectativa de fazer boas compras.
Maria Lucia da Conceição levou seu filho para escolher os presentes do fim do ano, ela comenta que as expectativas estão enormes e pretende comprar muitas lembranças para os familiares. “Já comprei presentes para Natal, Ano Novo e pretendo comprar ainda mais. Estamos aguardando o décimo terceiro, porque é o mês esperado, o mês das farturas, onde podemos gastar por ter um dinheiro a mais”, disse a jovem, que planeja viajar para Japoatã, interior de Aracaju, para visitar a família.
Cleiton Santos, 24 Maria Lucia da Conceição, 29
Os vendedores estão muito ansiosos pela liberação do décimo, pois além de melhorar a venda nas lojas, gera lucro para eles, por receber um adicional no salário por quantidade de vendas, definido por metas. “Espero que esse final de ano o comércio possa ser aquecido e as vendas comecem a fluir, como foi na época do São João, por exemplo”, conclui um vendedor que trabalha há cerca de quatro anos no ramo.
A Câmara de Dirigentes Lojistas estima um incremento de 6% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. O horário de funcionamento foi ampliado para facilitar a disponibilidade dos consumidores tanto da capital, quanto do interior.
Policiamento
O policiamento em Aracaju foi reforçado no centro comercial, o objetivo é inibir os assaltos e assegurar que a população transite com segurança. Além do Centro, os bairros São José e 13 de Julho receberão reforço policial nessa época.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araújo.
Foto: Saullo Hipolito


