ICMS devido ao Estado até abril pode ser negociado em até 60 prestações | F5 News - Sergipe Atualizado

ICMS devido ao Estado até abril pode ser negociado em até 60 prestações
Economia 21/06/2017 07h57 |


As pendências de contribuintes relativas ao pagamento do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) constituídas até o dia 30 de abril deste ano podem ser negociadas junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em condições diferenciadas para pagamento em até 60 prestações, conforme o decreto 30.698/2017, contemplando ainda os débitos decorrentes de imposto declarado espontaneamente ou apurados através de Auto de Infração Simplificado Modelo II.

Para aderir ao parcelamento, a Sefaz disponibilizou um sistema simplificado para negociação, através do site www.sefaz.se.gov.br, com acesso pelo botão “Serviço” / “ICMS” / “Parcelamento”, solicitando em seguida o parcelamento, assinalando Decreto 30.698/17 no campo “Decreto de Parcelamento”. O prazo final de adesão a esse parcelamento especial é 12 de setembro. Pelo site o contribuinte pode fazer todo o encaminhamento da negociação, verificar o valor do débito, fazer a simulação e inclusive emitir o documento de pagamento.

A Superintendência de Gestão Tributária da Sefaz explica que a negociação especial facilita a regularização fiscal do contribuinte, oferecendo condições para tanto a quitação da dívida quanto o estabelecimento de pagamento em parcelas, limitadas ao máximo de 60, diferentemente das condições normais, que limitam o máximo de 12 prestações.

Sob o ponto de vista das entidades representativas dos setores da indústria e do comércio, a abertura de um programa especial de negociação de débitos é a sinalização do Governo do Estado quanto à necessidade de estabelecer condições para enfrentamento à crise. A superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Maria Lisboa Lima, considera que há a sensibilidade do governo em dar oportunidade de empresas se regularizarem perante ao fisco estadual. “Há um momento de dificuldade por parte das empresas e o governo, sensível a essas dificuldades, procura oferecer condições para que as empresas mantenham a sua regularidade tributária, evitando sanções e prejuízos não somente para o contribuinte, mas à cadeia produtiva como um todo, pois restrições a empresas também refletem no desempenho da atividade econômica”, avaliou Silvana Lisboa.

Fonte: Agência Sergipe

Mais Notícias de Economia
Ascom Unit
22/08/2025  14h43 Prainha de Propriá passará por requalificação urbana para valorizar turismo
Projeto liderado pelo ITP e NUPPE da Unit, em parceria com a Prefeitura, visa modernizar a orla
Freepik
22/08/2025  10h11 Dólar cai antes de discurso de Powell, com foco total em juros nos EUA
Atenções dos investidores estão voltadas à fala do presidente do Fed no Simpósio de Jackson Hole, nos EUA. Na véspera, dólar fechou estável
Marcello Casal Jr / Agência Brasil
22/08/2025  07h42 Receita libera consulta a quarto lote de restituição do IR
Cerca de 1,9 milhão de contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões
bnb
22/08/2025  06h00 Sergipe lidera crescimento da produção de carne bovina no Nordeste
Tecnologias e manejo sustentável impulsionam pecuária nordestina
EBC
21/08/2025  15h37 Aracaju continua liderando capitais com a cesta básica mais barata do Brasil
Em julho, valor médio foi de R$ 568,52; alta anual chega a 8,44%, segundo levantamento do DIEESE e Conab

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado