​MP de Contas vai apurar denúncia de cobrança excessiva do ITBI | F5 News - Sergipe Atualizado

​MP de Contas vai apurar denúncia de cobrança excessiva do ITBI
Economia 28/03/2018 16h28 |


O procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, recebeu em seu gabinete nessa quarta-feira (28), o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE), Sergio Sobral, que apresentou uma denúncia sobre o valor do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) cobrado na capital sergipana.

Sobre a planta de valores utilizada pelo município de Aracaju, o  representante do Creci-SE afirma que está “superdimensionada”. Ele alega que foi feita por uma empresa de Pernambuco, que não conhece o mercado imobiliário e que não foi feita por corretores avaliadores e nem por especialistas neste mercado. Além disto, ele argumenta que a avaliação é antiga, representando um cenário em que o mercado era outro.

“Viemos aqui fazer a denúncia e pedir apoio do procurador. Isto é bom para o mercado imobiliário e, principalmente, para a sociedade que está sendo cobrada em valores totalmente fora da realidade”, disse Sérgio Sobral.   

Pelo lado do MP de Contas, o procurador-geral disse que a denúncia foi baseada em fundamentos relevantes em relação à prática da cobrança do ITBI no município de Aracaju. “Recebemos a denúncia e vamos olhar o inteiro teor, verificar qual o melhor caminho de apuração desta situação aqui no âmbito do Ministério Público de Contas e do Tribunal de Contas, fazendo pesquisas sobre atuações semelhantes no âmbito do Ministério Público Estadual”, pontuou Bandeira de Mello, acrescentando que os valores do ITBI são elevados e que devem ser cobrados de acordo com o que diz o Código Tributário Nacional e a Constituição.     

Estiveram presentes também na reunião o assessor jurídico do Creci-SE, Walber Muniz, e o corretor de imóveis e conselheiro do Creci-SE, Paulo Sousa.

Sobre o imposto

ITBI é um tributo municipal que deve ser pago na aquisição do imóvel e a oficialização do processo de compra e venda só será feita após o seu acerto. Sem a confirmação de pagamento do ITBI, o imóvel não pode ser transferido e a documentação não é liberada. Ele está previsto na Constituição Federal e deve ser regulado pelo Município.

 

Fonte: Ascom TCE/SE

Mais Notícias de Economia
Semfaz
15/08/2025  16h50 Prefeitura de Aracaju oferece até 100% de desconto em juros e multas
Programa Pode permite parcelamento em até 120 vezes e facilita quitação de dívidas municipais até 2024
Freepik
15/08/2025  09h44 Dólar recua com reunião entre Trump e Putin e tombo do Banco do Brasil
No dia anterior, o dólar fechou em alta de 0,32%, cotado a R$ 5,417. Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, caiu 0,24% no pregão
Ascom Banese
15/08/2025  07h33 Banese tem lucro de R$ 21,8 milhões no 1º trimestre do ano
Resultado é 25,3% superior ao registrado no mesmo período de 2024
 Divulgação/Abiec
14/08/2025  13h59 Exportação de carne bovina bate recorde em mês anterior ao tarifaço
Em julho, Brasil embarcou 313 mil toneladas, alta de 17,2% em 12 meses
 Paulo Pinto/Agência Brasil
14/08/2025  11h06 Setor de serviços cresce 0,3% em junho e atinge patamar recorde
Resultado é o quinto mês seguido de alta, mostra IBGE

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado